Audi lança o primeiro carro de série com faróis laser
Em fevereiro, a BMW anunciou que o i8, seu mais recente esportivo híbrido, seria o primeiro carro de produção a utilizar faróis a laser. Como o i8 será lançado apenas no final do ano, a Audi antecipou-se com uma edição especial da geração atual do R8. Trata-se do R8 LMX, que chega ainda no primeiro semestre deste ano e que ficará com as honras de ser o primeiro carro de série com faróis laser. Estes faróis altos, o máximo em termos de tecnologia de iluminação, funcionarão em conjunto com os faróis baixos por LED, já disponíveis no esportivo desde 2008.
A marca alemã afirma que, “com os novos faróis altos laser, um módulo laser por farol gera um cone de luz com o dobro do alcance dos LEDs”. Cada módulo é composto por quatro díodos laser de alta potência. Um conversor de fósforo converte a luz azul laser em luz branca, ideal para a direção. Esta luz, a uma temperatura de 5500 Kelvin, proporciona condições ideais para que o olho humano reconheça mais facilmente os objetos, diminuindo a fadiga ocular. A Audi explica que o “ponto laser, que está ativo a partir dos 60 km/h, complementa os faróis por LEDs do R8 LMX e ajuda a melhorar a segurança e visibilidade”. Quando os pedestres cruzam com a linha dos faróis, “um sensor inteligente, baseado em câmeras”, detecta os ocupantes da via e ajusta o padrão das luzes de modo a contorná-los.
A edição especial R8 LMX usa uma versão melhorada do já conhecido 5.2V10. Tem mais 45 cv de potência em relação ao V10 normal do R8 (e 20 cv extras diante do V10 Plus). O motor está acoplado de série a uma caixa de câmbio S Tronic de dupla embreagem com sete velocidades e tração integral quattro. A Audi informa aceleração de zero a 100 km/h em 3,4 segundos, atingindo 320 km/h de velocidade máxima. Terá um consumo médio de 7,8 km/litro e emissões de 299 g/km de CO2. Esse tipo de dado de emissões não é informado pelas montadoras brasileiras.
No exterior, o LMX ganhou pintura exclusiva em azul “Ara Blue”. As rodas são de 19 polegadas com pneus 235/35R (305/30R na traseira) e os freios são com discos em cerâmica de fibra de carbono. A carroceria conta com várias modificações para melhorar a aerodinâmica. O interior apresenta as mesmas tonalidades azuis do exterior, com os tradicionais detalhes de carbono e alumínio. Limitado a apenas 99 unidades, o R8 LMX terá preço de US$ 260 mil para o mercado alemão. Esta série especial R8 LMX não estará disponível em outros mercados, a não ser que encalhe na Alemanha.
Enquanto isso, no Brasil, muitos ainda se encantam com lâmpadas bi-iôdo e gastam dinheiro em ineficientes lâmpadas chinesas que simulam “xenônio”…