Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

AUDI MOSTRA O NOVO A3 SPORTBACK

Compartilhe!

A Audi não esperou o Salão de Paris e acaba de divulgar as primeiras imagens do A3 Sportback, a opção de quatro portas deste modelo. O carro mantém a designação Sportback, tal como já acontecia com a versão anterior, mas acrescenta as motorizações revistas e atualizadas que já tinham sido apresentadas com esta nova geração.

Apesar das semelhanças, o novo Audi A3 é mesmo novo e não apenas uma remodelação estética. Mantém as características de identidade da marca, que até acabam confundindo, mas passa a usufruir de diversas melhorias em termos de peso e desempenho, graças à utilização de novos materiais, mas também de motorizações mais eficientes e eficazes do ponto de vista dos consumos e das emissões poluentes.

No interior, o espaço foi otimizado para oferecer mais conforto aos passageiros e há novas configurações do sistema multimédia MMI e outra apresentação visual na iluminação por leds das luzes de posição diurnas.

Em relação ao A3 de três portas, o Sportback distingue-se em especial pela traseira, que tem o vidro um pouco menos inclinado e no formato que o aproxima das wagons da marca alemã. Ligeiramente mais comprido (3 mm) que a anterior geração, o Sportback conta também com maior distância entre eixos (58 mm em relação ao anterior Sportback e 35mm mais que o A3 de três portas), oferecendo mais espaço para os ocupantes.

O porta-malas tem 380 litros de capacidade, mais 15 litros que o duas portas e apenas 10 litros a mais que o atual, que pode crescer para 1220 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Mais importante que o aumento das dimensões é o uso da nova plataforma MQB do Grupo Volkswagen, que além de versátil e modular nas dimensões permite economizar peso. Assim, o A3 Sportback é, em média, 90 kg mais leve que o anterior. Quando equipado com o motor 1.4 TFSI, o modelo pesa apenas 1.205 kg.

Em termos mecânicos, o novo A3 Sportback contará com um motor Diesel para o mercado europeu (1.6 TDi de 105 cv) e outros dois a gasolina (1.4 TFSi de 122cv e 1.8 TFSI de 180 cv). Posteriormente, a lista será ampliada com a chegada dos motores a gasolina 1.2 TFSI de 105 cv e 1.4 TFSI de 140 cv (com sistema de desativação de cilindros) e os Diesel 2.0 TDi de 150 e 184 cv.

Todos os A3 Sportback tem caixa de câmbio manual de seis velocidades (com a Stronic de dupla embreagem como opcional). Algumas versões estarão disponíveis com o sistema de tração integral quattro. Para 2014, está prevista uma versão híbrida plug-in A3 Sportback e-tron. O A3 Sportback começará a ser vendido no ínicio de 2013 na Europa.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español