Classic Cars

Audi: quatro argolas e um museu.

Compartilhe!

Cerca de 100 carros formam o museu da Audi na Alemanha, que também exibe DKW, Horch, Wanderer, Lamborghini…

Audi Sport Quattro 1984.
Audi Sport Quattro 1984.

Na fábrica da Audi em Ingolstadt, Alemanha, existe o Audi Fórum. La, os visitantes podem desfrutar de eventos culturais, freqüentar bares e restaurantes, gastar em lojas temáticas, receber o carro novo (Audi, claro) e visitar o Tradition Museum Mobile.

P1050319

No museu estão expostos cerca de 100 carros e motos, em três andares e seguindo ordem cronológica. Por museu da Audi entenda-se um acervo que engloba lias marcas que formaram a Auto Union em 1932, como Horch, DKW e Wanderer. E a Audi. Daí as quatro argolas que estão no símbolo da marca, uma argola para cada montadora. Num prédio circular e todo envidraçado, é só subir ao último andar e vir descendo as rampas, para encontrar carros interessantes e que fizeram a história da marca.

P1050278

Confira nas fotos algumas preciosidades que podem ser vistas na coleção da Audi, alguns DKW diferentes do que conhecemos. Em breve, um DKW Vemag e um Fissore vão se juntar ao acervo, que já conta com um Malzoni. O Museum Mobile fica no Audi Forum Ingolstadt, em Ingolstadt, Alemanha, aberto todos os dias das 9 as 18 horas. Ingressos custam 2 Euro para adultos e 1 Euro para crianças.

AUTO UNION TYPE C/D 1939

Este foi o “Fórmula 1” que Porsche criou para a Auto Union. Linhas aerodinâmicas, piloto sentado à frente, motor traseiro 6.0V16 de 520 cv. Observe a suspensão dianteira, criacão de Porsche, que foi usada depois no Fusca, com feixes de torção. Foi construído na Horch.

AUTO UNION 1000S 1961

Vidros dianteiro e traseiro envolventes e duas portas, diferentes dos DKW nacionais. O 1000S de 1961 tinha motor dois tempos, três cilindros, 981 cm3, 50 cv e teve 46.601 unidades produzidas.

DKW JUNIOR 1960

dkw junior 1960

O Junior tinha motor de 791 cm3, 34 cv e chegava aos 114 km/h. Foram feitos 118.986 unidades entre 1959 e 1965. Este modelo rompeu com o desenho usado até então, vindo do F89.

AUTO UNION 1000SP 1965

auto union 1000 sp 1965

Uma miniatura do Ford Thunderbird, o 1000SP é bastante raro, com 1640 conversíveis e 5000 cupê produzidos, Usava motor de 980 cm3, 55 cv e chegava aos 160 km/h.

WANDERER W 25 K 1938

wanderer w 25 k 1938

Além do belo desenho, este Wanderer era muito rápido. Com seus motor de seis cilindros em linha e 1.950 cm3, tinha 85 cv de potência e chegava aos 145 km/h. Só foram feitos 259 unidades.

HORCH 830 BL 1953

Este carro foi feito para um diretor da Auto Union em 1953, e depois ficou encostado, até ser vendido em 1956 para um soldado americano, que o levou para o Texas. O carro foi usado algum tempo e depois ficou 40 anos parado, até ser descoberto e repatriado pela Audi. Tem motor 3.8V8 de 92 cv e chegava aos 125 km/h. É chamado de “o último Horch” e está guardado no estado em que foi encontrado.

DKW F89P 1951

dkw f89 p 1951

Motor de dois cilindros e dois tempos, 684 cm3, 23 cv w 59.315 unidades produzidas. Foi lançado em 1950, o primeiro carro de passageiros feito pela Auto Union depois da Guerra.

DKW F89L 1950

dkw f89l 1950

Este curioso furgão foi feito pela DKW e usava motor de 684  cm3, dois cilindros e dois tempo, com 20 cv de potência. Tece produzidas 28.263 unidades.

DKW 3=6 TYPE f91 1953

Belíssimo conversível que teve apenas 432 unidades fabricadas. Tinha motor de três cilindros, 890 cm3 e 34 cv. O 3=6 foi usado no Brasil, e indocava que tinha três cilindros, mas era como se fosse seis…

AUDI RALLYE QUATTRO A2 1983

Cinco cilindros em linha, 2.142 cm3 e 360 cv. Este modelo de competição marcou época nos anos 1980. Foram feitas 61 unidades. No Brasil ganhou interessante cópia feita pela Sulam.

AUDI 50 LS 1977

audi 50 ls 1977

Irmão gêmeo do Golf. Com seu motor “a água” de quatro cilindros, 1.085 cm3 e 44 cv, chegava aos 142 km/h. Foram feitos 180.821 desses carrinhos.

AUDI 72 1965

audi 72 1965

Motor de quatro cilindros, 1.685 cm3 e 53 cv, chegava aos 140 km/h e teve 81.734 fabricados. Foi com esse carro que começou a nascer o Passat.

AUDI 80 1974

audi 80 1974

O nosso conhecido Volkswagen Passat, mas com carroceria sedã. Usava motor de 1.281 cm3, 55 cv e teve 1.003.619 unidades fabricadas. Inspirou os Passat Dacon.


Compartilhe!
1713247725