Última hora

Audi quer rodar na Lua até o final de 2017

Compartilhe!

Poderia parecer estranho, mas a Audi também está na corrida espacial em direção à Lua. A marca alemã integra o projeto de uma das equipes concorrentes ao “Google Lunar X Prize”, concurso que visa criar, com orçamento controlado, o próximo passo na exploração espacial.

audi-lunar-2

Para isso, a tecnologia de tração integral quattro e a propulsão elétrica e-tron, ambas desenvolvidas pela Audi, poderão viajar dentro de pouco tempo à Lua, integrando o conceito do Audi Lunar quattro.

Mas o que está em jogo neste “Google Lunar X Prize”? O desafio lançado pelo gigante mundial da tecnologia é ambicioso: vencerá a competição –conquistando assim os US$ 30 milhões de prémio- a equipe que conseguir conceber e produzir um veículo lunar e o transportar até o nosso satélite dentro do prazo limite estabelecido no final de 2017.

audi-lunar

A equipa Part-time Scientists, baseada em Berlim e à qual a Audi está colaborando, é a única oriunda da Alemanha e, até agora, já recebeu dois prêmios intermediários no valor de 750 mil Euro, atribuídos pelo júri da competição em reconhecimento aos avanços no desenvolvimento do veículo e dos seus sistema óticos. O desenvolvimento do Audi Lunar quattro prossegue agora, incluindo testes em locais como Áustria e Tenerife.

A viagem até à Lua, que a Part-Time Scientists estima custar cerca de US$ 26 milhões, durará cinco dias, com a descida prevista ao norte da linha do equador lunar, bem perto do ponto de alunissagem da Apollo 17, a última missão tripulada da NASA, em 1972.

A alta exigência tecnológica, porém, começa agora. Cerca de 10 técnicos da Audi que estão apoiando os Part-time Scientists, observando a funcionalidade do Audi Lunar quattro num ambiente cujas amplitudes térmicas atingem 300oC. Por outro lado, a fina poeira lunar representa outro desafio, assim como a irregularidade do terreno. A contribuição dos especialistas da Audi abrange áreas como a tração integral e a motorização elétrica, além da eletrônica e da construção com materiais leves.

Muitos dos componentes do Audi Lunar quattro são feitos em alumínio de alta resistência, limitando o peso total do veículo para apenas 35 quilos. A equipe está, no entanto, a trabalhar em novas reduções de peso graças ao uso de magnésio e algumas modificações de desenho.

A participação da marca neste projeto está também send feita a partir da oferta de experiência de engenharia e ferramentas em áreas como controle de qualidade, resistência à fadiga dos materiais e testes em câmaras climáticas.


Compartilhe!
1714075525