Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

AUDI SPORT QUATTRO, HÍBRIDO, TEM 700 CV

Compartilhe!

a1O cupê Audi Sport Quattro celebra os 30 anos do clássico Audi Quattro com desempenho que impressiona. Estas são as primeiras fotos oficiais que a Audi liberou do Audi Sport Quattro, que será apresentado no Salão de Frankfurt. Passaram 30 anos desde que surgiu no Salão de Frankfurt o protótipo do Audi Sport Quattro, e a marca de Ingolstadt insiste em lembrar que o novo modelo é um legítimo sucessor do velho Quattro.

a2O Audi Sport Quattro não é mais um protótipo, e sim o projeto quase final de um modelo exclusivo, que vai entrar em produção em série e que ficará posicionado acima do Audi R8 como top de linha entre os esportivos da marca, exibindo o máximo em tecnologia e desempenho. O tema que foi revisitado pela Audi em 2010 com o Ur-Quattro, versão mais curta (15 cm) e mais leve (1300 kg no total) do RS5, e equipado com um motor de cinco cilindros.

a3O “novo” Sport Quattro possui motorização híbrida a gasolina com potência combinada de 700 cv, o que faz dele o mais potente Audi de todos os tempos. Segundo informações, o Sport Quattro terá como base a nova geração da plataforma MLB, que dará também origem a muitos outros modelos da Porsche, Bentley e VW.

a4O Audi Sport Quattro tem 4602 mm de comprimento, 1964 mm de largura e 1386 mm de altura, com distância entre-eixos de 2784 mm. Ou seja, é ligeiramente mais curto, largo e alto que o RS5, sendo o entre-eixos um pouco maior. O “milagre” tem explicação: os balanços dianteiro e traseiro (distância entre o eixo da roda dianteira/traseira e o final da carroçaria à frente e atrás) são muito menores que os do RS5.

a5O motor do Sport Quattro é um 4.0V8 de origem Bentley, e trabalha em conjunto com um motor elétrico alimentado por baterias de ions de lítio arrefecidas a água. O motor a explosão tem emocionantes 560 cv e torque de 70 mkgf, enquanto o motor elétrico montado entre o V8 e a caixa de câmbio automática com oito marchas, produz 150 cv e 40 mkgf. Somando tudo, são 700 cv e 80 mkgf distribuídos pelas quatro rodas por meio do sistema Quattro, equipado com diferencial traseiro mais esportivo. As baterias tem capacidade de 14,1 kWh.

a6

Ainda mais impressionantes são as marcas de consumo. A Audi garante que o Sport Quattro tem consumo médio de 43,4 km/litro. Para atingir isso, contribui o sistema de desativação dos cilindros (que transforma o V8 num V4 quando identifica uso mais tranquilo), o sistema stop-start e a possibilidade de andar no modo puramente elétrico durante 50 kms. Além disso, existe um sistema inteligente de gestão para regular o conjunto híbrido e as suas necessidades, aproveitando melhor os recursos disponíveis.

O motorista pode optar por um dos três modos de condução: EV, Hybrid e Sport. No modo EV, o Sport Quattro roda só com a ajuda das baterias e do motor elétrico; no modo Hybrid são otimizadas as duas fontes de potência e torque para melhor consumo, podendo armazenar energia elétrica para usar mais tarde. E no modo Sport, como o nome diz, o sistema está voltado para a performance pura, com o motor elétrico ajudando para o máximo desempenho. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3,7 segundos, com 305 km/h de velocidade máxima, marcas que só são igualadas pelas versões V10 do Audi R8.

Sendo um híbrido, o Sport Quattro é bem mais pesado que o protótipo apresentado em 2010, deixando o Audi com 1.850 quilos. Isso apesar do uso de alumínio e aços de elevada resistência na estrutura, e a fibra de carbono reforçada com polímeros em algumas peças da carroceria.

Segundo a Audi, o moderno Sport Quattro é tão dinâmico e estável como a sua aparência indica, tendo molas e amortecedores com calibragem mais dura e mais eficazes, numa suspensão que é quase cópia das usadas nos modelos que a Audi coloca na pista no campeonato WEC. A direção tem assistência variável, os freios são de cerâmica-carbono e as rodas aro 21 com porca central estão calçadas com pneus 285/30.

Na carroceria, percebe-se o estilo do novo modelo, claramente inspirado no Sport Quattro original, mas com o toque atual, em especial na grade hexagonal, que antecipa como serão os próximos modelos da Audi.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español