Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

AUDI VAI APRESENTAR O QUATTRO EM FRANKFURT

Compartilhe!

au1A vontade da Audi de fazer renascer o Quattro é tão grande, que em Frankfurt será apresentado um concept car, nova versão do protótipo mostrado em 2010. O novo Audi Quattro quer recuperar a magia do modelo que colocou em destaque a marca alemã e seu sistema de traçao integral quattro.

au2O Quattro original foi lançado em 1980 e, graças ao sucesso nas provas de rali, criou uma linhagem que se estendeu a modelos como Audi 80, o sedã que colocou a marca Audi no segmento Premium, graças às suas características avançadas para a época e também ao seu estilo.

au3
O Audi Quattro chega agora à sua versão definitiva de produção. Produção limitada, claro, e com um preço acima de US$ 200 mil. O modelo será construído na unidade de produção de Neckarsulm, numa linha de montagem específica, sendo colocado à venda nos primeiros meses de 2014. O Quattro será a forma da Audi centralizar a atenção nos sistemas de tração integral, cada vez mais procurados nos modelos Premium, e que BMW, Jaguar e Mercedes começam a expandir nas suas gamas.
au4
Por isso mesmo, o Audi Quattro será o destaque do estande da Audi no Salão de Frankfurt que, segundo fontes da marca alemã, será dedicado ao tema 4×4 e ao sistema quattro. Isto porque, segundo a mesma fonte, a Audi tem enorme ligação com a tração integral, e esse histórico terá que ser reproduzido no atual momento da marca. Dai a escolha do tema “quattro” para o espaço da Audi em Frankfurt.
au5
O preço que a Audi vai cobrar pelo Quattro acaba sendo menor que o esperado, pois a marca vai basear o modelo na plataforma MLB que é a base do A5, embora tivesse que fazer mudanças para conseguir os níveis de desempenho desejados para um veículo tão especial. Apesar disso, a distância entre-eixos será semelhante à do Audi A4, ou seja, 2810 mm, e não os 2600 mm do protótipo.
au6
O único objetivo disso é oferecer mais espaço interno e comportamento mais esportivo. Com esta maior distância entre-eixos, o Audi Quattro passou a ter comprimento próximo dos 4,5 metros (o protótipo tem 4,28 metros), 20 cm a menos que o A5. Quanto à altura e largura (1860 e 1330 mm, respetivamente) é igual ao protótipo.
A Audi trocou o motor de cinco cilindros 2.5 com 410 cv, por uma versão altamente modificada do 4.0V8, que poderá entregar mais de 600 cv, que terá também sistema de desativação de cilindros. Este potente motor –recordamos que são mais 70 cv que o RS6 Avant recentemente mostrado– que terá caixa DSG de dupla embreagem com sete velocidades e borboletas junto ao volante.
Para manter a tradição do sistema quattro, a transmissão utiliza um diferencial Torsen sensível ao torque e um diferencial esportivo que distribui o torque nas quatro rodas. O peso será o grande inimigo do Audi Quattro, pois a marca desejava que o peso do protótipo fosse o mesmo da versão de produção. Mas os 1300 kgs só serão possíveis se a Audi recorrer a materiais leves em quase todo o carro. E não é uma tarefa fácil: o S5 equipado com o 3.0V6 pesa 1745 kg.
O Audi Quattro deverá ter desempenho semelhante ao do Audi R8 V10, ou seja, aceleração de zero a 100 km/h em 4 segundos e velocidade máxima de 270 km/h.

Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español