Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Autônomo: Mercedes apresenta o F105 Luxury in Motion

Compartilhe!

Há uns 20 anos, as grandes novidades da CES Las Vegas 2015 (Consumers Electronics Show) eram os vídeocassetes de várias cabeças. Hoje a indústria automobilística está tomando conta da mostra, para exibir suas tecnologias. Uma espécie de “Salão do Automóvel Eletrônico”. A Mercedes-Benz, por exemplo, exibiu a sua visão para o automóvel autônomo. a1Esta é a visão da Mercedes para o futuro dos carros autônomos, mas não é só isso. Aponta também para os modelos de luxo da marca no futuro. O F105 é um conceito com condução autônoma; sistema “Plug-In” com pilha de combustível a hidrogênio que alimenta dois motores elétricos que entregam, em conjunto, 270 cv e zero emissões. Acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e promete autonomia superior aos 1o00 km.

O modelo de quatro portas é uma espécie de mostra tecnológica daquilo que a Mercedes está desenvolvendo para o futuro. A idéia é que tudo aquilo que está no F105 seja usado no futuro dos Mercedes. Emblemático é o sistema de condução autônoma, que permitirá que exista dentro do veículo um sistema conhecido como “Digital Activity Space”  que permite fazer reuniões a bordo com ligação via internet, sem preocupação com a condução.

A Mercedes descreve o F105 como o mais desenvolvido concept até hoje feito pela marca. O nome completo é F105 Luxury in Motion e está equipado com câmaras e sensores que permitem monitorar, permanentemente, a área em torno do veículo, permitindo assim a condução sem intervenção de um motorista. Graças a um novo “software” avançado, o F105 tem inteligência artificial, algo que a marca alemã diz ser fundamental para que se possa estabelecer relação de confiança entre o ser humano e carro, e aceitar a direção autônoma.

Sem o motorista controlando pedestres e outros obstáculos, o F105 possui uma série de LEDs, que se iluminam quando os sensores detectam um pedestre. No caso da pessoa desejar atravessar a rua, o protótipo freia e monitora a zona em redor do carro, para detectar se a parada será feita em segurança. Um sistema de laser desenha um caminho virtual na rua à frente e, pelo sistema de som externo, o F10’5 diz ao pedestre “por favor, atravesse”. Este sistema de LEDs  diz também aos outros motoristas se o F105 está em modo autônomo (luzes azuis) ou controlado manualmente (luzes brancas).

a6 a7 a8

Com 5220 mm de comprimento, 2018 mm de largura e 1524 mm de altura, o F105 abandona o tradicional formato de três volumes em favor da forma monovolume. O F105 é mais curto 26 mm, 119 mm mais largo e 33 mm mais alto que o atual Classe S de plataforma longa. Comparando com o Classe S “normal”, o F105 tem mais 445 mm de comprimento. Fica assim evidente que o interior terá muito espaço e a capacidade de se transformar numa sala de reuniões.

O veículo utiliza uma mistura de fibra de carbono reforçado com plástico, alumínio e aço, proporcionando peso inferior em 40% em relação a um veículo convencional feito de alumínio e aço. O modelo tem portas “suicidas” atrás, mas todas as portas podem ser abertas individualmente, sendo que um complicado sistema permite que a coluna B seja descartada, tendo as portas abertura a 90 graus. Assim, o acesso ao interior do F105 é muito bom.

No caso de uma batida lateral, um sistema de airbags é acionado de forma controlada, para dispersar energia e alterar o caminho de deformação do veículo após o acidente. O interior é a antevisão daquilo que serão os veículos de luxo em 2030 e depois disso, com quatro assentos de aspecto moderno que giram no seu próprio eixo e permitem que os quatro ocupantes de frente um para o outro quando o F105 segue em modo autônomo.

Madeira, couro e outros materiais nobres são encontrados no interior do F150, além de seis monitores individuais que permitem completa interatividade com o exterior e possibilitam, até, reuniões por vídeo-conferência. Todos as telas são touchscreen e funcionam com os mesmos gestos usados nos smartphones atuais.

O F105 Luxury in Motion, segundo a Mercedes, tem autonomia superior a 1090 quilômetros, dos quais 200 em modo puramente elétrico.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español