Tecnologia

Bateria da CATL é revolucionária: mais leve, barata e densa

Compartilhe!

Aos poucos as baterias aplicadas em carros elétricos vai evoluindo, sempre na busca de menor preço, maior capacidade e menos espaço e peso. A CATL anunciou no Salão de Pequim que já tem pronta uma bateria mais barata e mais eficiente de utilizar. Mantém a química LFP mas oferece uma densidade energética superior.

por Marcos Cesar Silva

super bateria catl

A empresa chinesa CATL, líder mundial na produção de baterias destinadas a automóveis elétricos, esteve no Salão de Pequim para apresentar a sua bateria mais recente, com significativas evoluções na estrutura e na química. A promessa é ambiciosa: uma bateria mais barata, mais leve e com maior densidade energética. A CATL batizou esta bateria de Shenxing PLUS, ou seja, é apresentada como uma evolução da Shenxing, de carregamento rápido que foi apresentada há oito meses.

Comparada com a primeira versão, a nova bateria também permite a possibilidade de carregamentos muito rápidos, mas agora com autonomia anunciada superior a 1000 km em ciclo CLTC, que equivale a mais de 700 km nas normas europeias WLTP, que são mais rigorosas que as regras chinesas.

Apresentação da CATL

Pela primeira vez, uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) conseguiu apresentar valores de autonomia semelhantes aos das baterias de níquel, cobalto e manganês (NCM) mantendo as mesmas dimensões. A grande vantagem está nos custos de produção mais reduzidos das baterias LFP. Ou seja, oferece uma química mais barata com a mesma densidade energética das baterias mais caras.

A maior diferença da nova bateria Shenxing PLUS está na densidade energética melhorada em cerca de 7%, conseguida graças a uma nova tecnologia desenvolvida pela CATL. Utilizando uma nova estrutura em forma de colemia em 3D, é agora possível controlar a expansão dos módulos da bateria durante os ciclos de carga e descarga de maneira mais eficiente, permitindo um espectro de utilização mais ampliado.

Desta forma, é então alcançado o ganho de 7% na densidade energética, que alcança agora um valor de 205 Wh/kg. Ou seja, superando, pela primeira vez, a faixa dos 200 Wh/kg.

Apresentação da CATL
Apresentação da bateria Shenxing PLUS à imprensa, no Salão de Pequim 2024.

Na prática, a nova bateria da CATL consegue oferecer armazenamento de energia mais elevado, usando o mesmo espaço físico, o que em conjunto com a gestão térmica mais eficiente, significa que os tempos de carregamento são ainda mais reduzidos. Segundo a CATL, com a nova bateria Shenxing PLUS, será possível carregar energia para 600 km de autonomia em apenas 10 minutos.


Compartilhe!
1716491179