Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Belo brinquedo: Fiat 500 Abarth chega com 167 cv por R$ 79.300

Compartilhe!

O Fiat 500 Abarth chegou ao Brasil. Tem motor 1.4 turbo, 167 cv de potência e chega aos 214 km/h. Brinquedo caro, custa a partir de R$ 79.300.

500_abarth_0011

Fiel ao espírito “pocket rocket” (o famoso “foguete de bolso”), o Fiat 500 Abarth chega ao mercado brasileiro para buscar espaço no segmento dos esportivos pequenos. Produzido em Toluca, México, o 500 Abarth é um modelo especial e muito personalizado. Especial por ter um dos melhores motores turbo do mercado, e personalizado por trazer a assinatura de uma das mais famosas casas de preparação do mundo, a Abarth, que foi ressucitada pela Fiat há poucos anos.

Usando como base o Fiat Cinquecento, o 500 Abarth é praticamente outro carro. Desenvolvido para quem gosta de velocidade e projetado para uma verdadeira condução esportiva, o Fiat 500 Abarth pode ser identificado pelo duplo escapamento cromado, faróis e rodas de liga leve exclusivas (aro 16) com pneus 195/45, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.

Com bom desempenho, o 500 Abarth será, sem dúvidas, um marco no segmento. Refeito sobre o “tratamento Abarth”, o Cinquecento mais esportivo traz resultados interessantes de desempenho, como por exemplo a melhor marca de aceleração do segmento, com apenas 6,9 segundos para ir de zero a 100 km/h e velocidade máxima de 214 km/h. Esse desempenho é fruto do motor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cv. São quase 120 cv por litro, uma das melhores marcas entre os carros disponíveis no Brasil. Além disso, o torque máximo de 23 mkgf é distribuído por uma ampla faixa de rotação, entre 2.500 e 4.000 rpm, dando ainda mais agilidade nas acelerações, retomadas de velocidade e prazer ao dirigir.

Em comparação com o motor Multiair 1.4 16V da versão Cabrio Automático, o salto para 167 cv no Fiat 500 Abarth se dá em grande parte ao seu turbocompressor que atua com até 1,24 bar de pressão máxima, resultando em maior quantidade de ar nos cilindros e, por consequência, mais potência e torque. Considerado um dos melhores motores do mundo na relação consumo de combustível, baixa emissão de poluentes e entrega de potência, completa o conjunto exclusivo de desempenho o filtro de ar de alto fluxo e sistema de escapamento especialmente desenvolvido para ele, com dupla saída.

Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o 500 Abarth oferece prazer ao dirigir, esportividade e diversão, graças à nova
direção de assistência elétrica, com relação mais direta. Um pequeno carro de corrida, disfarçado de Cinquecento.

EXCLUSIVO

O Fiat 500 Abarth é um modelo pequeno de alto desempenho. O pára-choque dianteiro ganhou 69 mm extras para alojar os radiadores de ar e água, compondo melhor o desenho e oferecendo linhas ainda esportivas, enquanto a traseira é marcada pelo novo pára-choque, a dupla saída de escapamento e o logotipo da Abarth, que é um escorpião. O estilo agressivo do Fiat 500 Abarth encarna a tradição da marca. São 16 exclusivos “detalhes Abarth” espalhados pela carroceria e também no interior, todos projetados para realçar as linhas do Cinquecento. Na dianteira, além do novo pára-choque e dos exclusivos faróis, o logotipo do escorpião marca sua presença e pode ser encontrado ainda nas laterais, na tampa do porta-malas, no volante e no motor.

Por dentro, seu diferencial está nos bancos esportivos em formato concha, como merece um modelo esportivo. E para se sentir ainda mais dentro de um carro de corrida, o painel oferece ao motorista medidor de pressão do turbo em destaque, num instrumento exclusivo, dando mais intimidade com o modelo e seu desempenho.  Volante com base achatada, comando do câmbio e painel revestidos em couro com costura vermelha e bancos completamente envolventes remetem às pistas de corrida, mas com o conforto e sofisticação.

No painel de instrumentos, contagiros, velocímetro, marcador de combustível e outras informações são mostradas de maneira digital, através de uma moderna tela LCD. Independente da entrada de luz externa, as informações serão sempre nítidas e de fácil visualização, dando mais conforto ao usuário.

Para suportar o desempenho, o Fiat 500 Abarth foi totalmente revisto. Da carroceria aos freios, passando por suspensões e até a motorização, o 500 Abarth é um novo modelo.  Suas suspensões foram completamente revistas e adotam molas, amortecedores e barras estabilizadoras redimensionadas para maior estabilidade.  O conjunto altamente esportivo é completado por rodas de alumínio fundido de 16 x 6,5 polegadas com pneus 195/45, que oferecem a melhor relação entre tração e baixo ruído de rolamento. E, com mais performance, nada melhor do que discos de freios redimensionados com pinças vermelhas, maiores e com poder de frenagem melhorado.

Com maior capacidade de contornar curvas e mudar de trajetória rapidamente, o Fiat 500 Abarth oferece ainda um dos melhores “pacotes” de segurança do mercado. Ele chega com sete air bags (dois frontais, dois Side Bags, dois Window Bags e Knee Bag), freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), ESS (Emergency Stop Signal), ESC (Electronic Stability Control), TCS (Traction Control System) e TTC (Torque Transfer Control). Claro que todas essas ferramentas eletrônicas –e que visam sobretudo a segurança- foram “reajustadas” ao estilo Abarth, aumentando o prazer de dirigir esportivamente e ampliando a ajuda de pilotagem ao motorista.

Na prática, o motorista fica no domínio do volante por mais tempo, mesmo nas condições mais esportivas. São três níveis de controle eletrônico de estabilidade, configuráveis por meio da tecla ESC. Quando se aciona a chave de ignição, o ESC automaticamente assume o primeiro patamar, com todos os controles ligados. Nessa configuração, o ESC foi calibrado para manter a trajetória do veículo, atuando nos freios caso a eletrônica identifique um escorregamento de algum pneu e, se necessário, ele até reduz a potência do motor. Se o motorista optar por desligar o sistema, apertando a tecla ESC, a assessoria eletrônica de estabilidade entra no segundo modo, alertado pela inscrição “ESC off”. Os níveis de derrapagem dos pneus são ampliados, aumentando a integração com o motorista. Mas caso se queira mais domínio sobre o carro, é só apertar e segurar a tecla ESC por mais de 10 segundos, e o controle eletrônico de estabilidade se reduz quase a margem zero, aumentando a responsabilidade do motorista.

Para ampliar ainda mais a sensação de “piloto”, no painel logo abaixo do rádio, a tecla Sport é mais uma garantia de diversão. O quadro de instrumento assume novas funções, dando mais esportividade ao modelo. O contagiros ganha destaque e no canto direito surge uma tela que indica a posição do pedal do acelerador, como nos verdadeiros carros de corrida. Além dessas mudanças no painel, a função “Sport” aumenta automaticamente a pressão do turbocompressor na faixa de torque do motor, de 0,8 bar para 1,24
bar, o volante ganha “peso” e o pedal do acelerador responde mais rapidamente. Com modo Sport acionado, todos os parâmetros dinâmicos do veículo são levados a um grau superior e o Fiat 500 muda.

Disponibilizado em três cores sólidas, Preto Gara, Vermelho Sfrontato e Branco Caldo, mais uma cor metálica, Cinza Nuvoloso, o Fiat 500 Abarth traz ainda a possibilidade de escolha das faixas laterais “Abarth” e calotas dos espelhos retrovisores externos nas cores vermelha, branca e preta. O conjunto pode ser completado ainda com opcionais como o teto solar elétrico Sky Wind e o sistema de áudio “Beats Premium Audio System, by Dr. Dre”, grife do produtor musical e criador do sistema Beats Music.

Exibindo os princípios de desempenho que fizeram o nome Abarth sucesso em todo o mundo, o Fiat 500 Abarth é resultado das continuas vitórias da marca na pista , sem abrir mão de uma condução de carro diário, com níveis de acabamento, confiabilidade, esportividade e segurança nunca antes vistos na sua faixa de preço.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *