Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

BMW, ENFIM, MOSTRA OFICIALMENTE O HÍBRIDO i3

Compartilhe!

o_i3_estara_a_venda_antes_do_final_deste_ano_large_173262

Demorou, mas chegou! A bávara BMW revelou BMW os primeiros detalhes, oficialmente,  do seu esperado híbrido i3, incluindo detalhes sobre a motorização do carro. A marca alemã, através de teasers,  divulga o i3 ao longo nos últimos dois anos e agora chegou finalmente a hora de revelar oficialmente o carro. Com o i3 a BMW espera lançar a sua nova sub-marca BMWi e o novo modelo será acompanhado mais tarde pelo supercarro híbrido i8.  Uma das maiores inovações do i3 é a utilização de plástico reforçado de fibra de carbono na carroceria, a primeira vez num carro produzido em escala industrial.

o_i3_sera_o_primeiro_veiculo_de_producao_em_massa_feito_de_p_large_173260

O BMW i3 será alimentado por um único motor elétrico que produz 168cv. A bateria de ions de lítio tem uma capacidade de carga de 22kWh. A transmissão de velocidade única envia a potência para as rodas traseiras. A suspensão traseira conta com cinco ligações está parafusada ao motor para aumentar a rigidez. Mesmo com o motor montado na traseira, o veículo mantém uma distribuição de peso de 50%50%.

2014-BMW-i3-official-image-1

Há, ainda,  um extensor de autonomia opcional na forma de um motor a gasolina de dois cilindros 650cc com 34cv, que atua como um gerador para carregar as baterias quando a carga terminar. A BMW não anuncia quanto essa opção acrescenta ao preço do carro, mas diz que vai acrescentar cerca de 100 km à autonomia total.

o_motor_eletrico_esta_colocado_na_retaguarda_do_carro_e_envi_large_173261

A BMW afirma que a versão de produção do i3 vai atingir 100 km/h em 7,2 segundos com uma velocidade máxima de 150 km/h. No ciclo UE, o carro foi certificado com uma autonomia de 190 km, mas a BMW diz que esse valor pode variar dependendo do modo de condução. No modo Comfort, a BMW estima uma autonomia entre os 130 km e os 160 km. No modo ECO PRO+ a marca estima uma autonomia de 200 km. Com o extensor de autonomia opcional e no modo Comfort, a autonomia sobe para 300 km.

2014-bmw-i3-fd

Carregar 80% da bateria vai demorar 30 minutos através de um carregador rápido, mas uma tomada de casa padrão fará com que o carregamento total do i3 demore 8 horas. O carregador rápido será oferecido aos compradores interessados. O i3 é um veículo compacto com 3.99m de comprimento com uma distância entre eixos de 2.57m. Vai pesar 1.195 kg.

BMW-i3-Concept-Coupe-interior-closeup-screen-1024x640

Apesar do i3 ser uma maravilha tecnológica, a BMW também aplicou esforços no interior do carro. O novo elétrico da BMW vem de fábrica com o serviço ConnectedDrive da marca alemã, embora os compradores devam fornecer um cartão SIM. O sistema inclui navegação, serviços de concierge, chamada de emergência, assistente de autonomia e muito mais.

carro_tem_168cv_e_250nm_de_binario_large_173263

Haverá também um aplicativo de smartphone no futuro que permitirá que os proprietários enviem informações de navegação para os carros estacionados, que o coloquem em aquecimento ou arrefecimento. Outras características do ConnectedDrive não precisam de um cartão SIM como o auxiliar de estacionamento e a câmara de visão traseira.A BMW vai revelar a data de lançamento e, possivelmente, o preço do i3 no Salão Automóvel de Frankfurt em setembro.

Jorge Finardi Filho

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español