Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

BMW homenageia projetista e refaz protótipo que desapareceu há 49 anos

Compartilhe!

 
 
 
 
Este carro foi uma das grandes atrações da edição deste ano do “Concorso d’Eleganza Villa d’Este”, que aconteceu recentemente nas margens do Lago di Como, na Itália. Apresentado originalmente em 1970, no Salão de Genebra, o BMW Garmisch Concept desenhado por Marcello Gandini representou, na época, uma homenagem da Bertone à marca alemã.
 
 

Este carro é também um dos melhores exemplos da qualidade estilística que o design automotivo italiano atingiu no final da década de 1960, para o qual Gandini, como diretor-geral da empresa, contribuiu de forma decisiva.
“Nuccio Bertone foi quem lançou a ideia de criar um protótipo para o Salão de Genebra, como forma de consolidar a relação entre o nosso estúdio e a BMW”, explicou o designer aos jornalistas durante o evento. “Quisemos criar um cupê que fosse fiel à linguagem estilística da BMW, mas que também fosse mais dinâmico e até mesmo mais provocante”.

Infelizmente, este protótipo desapareceu logo depois de ser apresentado e nunca mais ninguém voltou a vê-lo. É um mistério que ainda hoje ninguém consegue explicar, nem mesmo a BMW. Para a história, restaram apenas cinco fotografias e os desenhos técnicos do modelo original.

Foi a partir desse material que os engenheiros da marca alemã conseguiram reconstruir o novo concept para se apresentado em Villa d’Este. O Garmisch Concept surge como uma reinterpretação futurista do estilo clássico daquela década, com um perfil lateral limpo de curvas e ressaltos. Quem o vê de frente, no entanto, fica impressionado com a grade.

O aro duplo que simboliza a marca é estilizado e ganhou visual mais vertical, tendo ao lado dois pares de faróis quadrados. Os vidros laterais realçam as colunas da carroceria e uma cobertura em forma de colméia cobre o vidro traseiro, que é também uma marca identificadora do estilo imposto por Gandini.
 

O interior, revestido de couro branco e com apliques de madeira e plástico preto dão um elegante tom minimalista a todo o conjunto, complementado por um rádio original de época que enfatiza toda a beleza e exclusividade desse conceito.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *