ECOLÓGICOS: BMW i3 e i8 USAM MACONHA EM SUA CONSTRUÇÃO
Foi-se o tempo em que os automóveis eram feitos de aço e plástico. Os novos BMW i3 e i8 recorrem a vários materiais “diferentes” na sua construção. O mais divulgado é a fibra de carbono, que ajuda a reduzir o peso final, mas entre eles está também o cânhamo, um componente que é extraído da planta cannabis, a popular maconha. Neste caso, são utilizadas variedades com baixo índice do princípio psicoativo tetrahidrocanabinol (THC), que chega a ser eliminado na sua totalidade durante a produção. Com essa matéria-prima, o carro seria um enorme sucesso na Jamaica, por exemplo. É também utilizado plástico feito a partir de garrafas PET recicladas.
O i3 é o primeiro carro elétrico de produção em série da marca alemã. O motor elétrico tem 170 cv de potência máxima e 25 mkgf de torque, e permite aceleração de zero a 100 km/h em 7,2 segundos e 150 km/h de velocidade máxima.
As baterias de íons de lítio garantem autonomia de 190 km com uma só carga. A autonomia em condução urbana varia entre 130 e os 160 km.
Já o i8, o segundo modelo da linha “i”, depois do pequeno i3, anunciado como o primeiro híbrido de alto desempenho da marca alemã. Está equipado com motor 1.5 TwinPower turbo de três cilindros, com potência de 231 cv e 32 mkgf de torque máximo. O motor elétrico está localizado no eixo dianteiro e fornece 131cv e 25 mkgf. Funcionando em conjunto, os dois motores permitem a este esportivo ecológico Plug-in, de ligar à tomada, oferecer potência máxima de 361 cv e 57 mkgf, mais tração integral.
A autonomia no modo elétrico é de 35 km, com limite de velocidade de 120 km/h. Contudo, no modo híbrido a autonomia pode chegar aos 500 km.
Com espaço para quatro ocupantes, o i8 é feito de alumínio com célula de sobrevivência em fibra de carbono, pesa 1.490 kg, e pode atingir a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 4,5s.