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BMW testa sistema de injeção de água no M4

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Segundo a BMW, num futuro próximo o sistema de injeção de água nos motores estará disponível para produção. Por enquanto, apenas equipará o M4 MotoGP, o safety car no Mundial de Motociclismo.

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A BMW acaba de apresentar esse um importante update tecnológico, que em breve poderá chegar aos modelos de produção. Trata-se de um sistema de injeção de água na admissão, que segundo a marca, permite aumentar o rendimento do motor, reduzir os consumos e aumentar a longevidade do motor. Isso na verdade não é nenhuma grande novidade, pois aviões alemães já usavam esse recrso na II Guerra, pois a injeção de água mas câmaras de combustão aumentava artificialmente a taxa de compressão e resfriava as câmaras, melhorando o rendimento por alguns instantes.

O princípio de funcionamento do sistema da BMW  é relativamente simples. Graças à injeção de água na admissão é possível: baixar a temperatura da admissão e assim aumentar a densidade de moléculas de oxigênio na mistura (quanto mais baixa a temperatura, maior é a concentração); evitar a pré-detonação do combustível, e aumentar a eficiência da combustão e o rendimento (mais potência e torque).

Bom lembrar que os atuais motores turbo a gasolina ou etanol quando trabalham a altas rotações, recorrem à injeção extra de combustível para arrefecer a temperatura na câmara de combustão e aumentar o rendimento. Com este sistema da BMW, a injeção extra de combustível –e consequente desperdício– deixa de ser necessária.

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A água necessária ao funcionamento do sistema encontra-se armazenada no porta-malas, num tanque especial para isto, e é injetada na admissão com até 10 bar de pressão, em quantidade que depende da temperatura e rotação do motor.

A BMW diz que o sistema só precisa de ser abastecido a cada cinco tanques de gasolina, ou sempre que o carro circular em ritmo de competição. Por enquanto, o sistema continuará sendo desenvolvido no BMW M4 MotoGP e nos carros de teste da marca.


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