Classic Cars

Boston, EUA: imagens de acidentes nos anos 1910/1920

Compartilhe!

article-2154369-137160AF000005DC-703_964x977-200x200

Os acidentes infelizmente fazem parte do cotidiano visual diário de milhões de moptoristas em todo o mundo. E se hoje os automóveis estão cada vez mais seguros e mais evoluídos no quesito segurança, o que dizer dos primeiros carros da história quando se envolviam em acidentes? As consequências quase sempre eram devastadoras e dramáticas.

É aqui que entra em cena este trabalho notável que um jornalista desenvolveu durante 40 anos num jornal de Boston (Boston Herald Newspaper) nos Estados Unidos, antes da Primeira Guerra Mundial. Leslie Jones era seu nome, e fotografou inúmeros acidentes nas ruas e estradas daquela cidade, que documentaram o desenvolvimento e mudança do estilo de vida dos norte-americanos.

Com o aparecimento de várias marcas de automóveis, rápido se percebeu que o gosto dos americanos por estes veículos veio para ficar. Mas junto veio um problema, pois a esmagadora maioria dos motoristas não sabia direito como dirigir, e isso somado à ausência de dispositivos de segurança culminaram em muitos acidentes com vítimas.

O espectro dos acidentes ia do simples choque entre pára-choques até os mais horríveis acidentes, algo que as imagens aqui exibidas ilustram e documentam.

Naquele tempo, qualquer pessoa que tivesse dinheiro podia adquirir um automóvel e tentar dirigir sem que fosse exigido qualquer tipo de habilitação para condução, experiência ou outro recursos qualquer, e por isso os resultados não poderiam ser diferentes.

Hoje é preciso agradecer os desenvolvimentos e investimentos efetuados pela maioria dos fabricantes de automóveis em segurança nas últimas décadas. Basta olhar para estas fotos e para as situações complicadas que muitos viveram naquele período onde -definitivamente- segurança não era prioridade nenhuma.


Compartilhe!
1713881218