Muitos juram que o melhor carro do mundo é aquele que tem desenho italiano e mecânica alemã. E deve ser mesmo, uma combinação doa sonhos, que combina o melhor de cada mundo. E fica ainda melhor quando o resultado é um modelo one-off, exclusivo e único no mundo. Um bom exemplo disso é este raro Porsche 911 Spyder Bertone 1966, que será leiloado no “Pebble Beach Concours d’Elegance”, um protótipo muito raro e que também traz uma longa história e diferentes proprietários. O responsável pelo seu nascimento foi o revendedor  John von Neumann, na época distribuidor oficial da marca no sul da Califórnia.

No Estado mais charmoso dos Estados Unidos, a Porsche queria uma versão aberta para aproveitar o sol e as praias e, embora tenham finalmente escolhido um Targa, outras possibilidades também foram estudadas, como a criação de um modelo Cabriolet. Isso não foi além da fase inicial, mas Neumann queria mais, e mandou um chassi de 911 para as instalações da Bertone, em Turim. A única condição que a Porsche colocou para ter seu logo no carro era que eles decidiriam ou não sobre sua produção.

A prova de fogo veio com sua estréia no Salão de Genebra, em 1966, onde monopolizou todos os olhares, mas não conseguiu receber uma única encomenda. Foi assim que a história de um carro único no mundo começou e acabou, mesmo com um desenho muito atraente, graças à sua carroceria cheia de curvas. Originalmente este Porsche 911 Spyder Bertone não se parecia com o que se vê hoje, pois fora pintado em vermelho “Carmine Red” e, por dentro, recebeu acabamento na cor creme; as rodas eram da Campagnolo (abaixo).

Sua mecânica também foi modificada ao longo dos anos, originalmente equipado com um motor aspirado 3.0 de 130 cv de potência , depois seria convertido nas especificações  S do Porsche 901  com 160 cv. O responsável pela configuração atual é  Mark J. Smith, de Lynchburg (na Virgínia), que pintou o carro de preto e o equipou com rodas de liga leve Mahle, do 914/6. 

Este Porsche 911 Roadster é a fusão de algumas das melhores idéias da Bertone, que apareceram no Testudo em 1963, e muitos elementos de estilo de sucesso comprovado adotado depois no Fiat 850 Spider em 1965.