Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

BR20 é o novo projeto especial da Ferrari

Compartilhe!

A Ferrari tem uma nova adição à sua lista crescente de carros únicos e exclusivos, desenvolvidos pela divisão de Projetos Especiais a pedido de um cliente obviamente muito abastado.

por Marcos Cesar Silva

O mais recente projeto exclusivo da Ferrari acabou de ser apresentado: é o BR20. O supercarro é baseado no descontinuado GTC4 Lusso, e traz carroceria cujas linhas foram inspiradas nas Ferrari dos anos 1950 e 1960. Os modelos específicos mencionados pela Ferrari como inspiração dos seus desenhistas incluem o 410 Superamerica e o 500 Superfast.

A surpresa é que o BR20 abandonou a tampa traseira e o conceito de quatro lugares do GTC4 Lusso, o que faz muita gente perguntar por que um 812 Superfast não foi escolhido como carro-base. Se fosse para tentar adivinhar, apostaríamos que o tamanho maior do GTC4 foi o que provavelmente determinou a escolha para dar ao BR20 mais presença, e talvez o cliente também quisesse um carro com tração nas quatro rodas.

De acordo com a Ferrari, o BR20 é ainda mais comprido em sete centímetros que o GTC4. A montadora também disse que a tampa traseira foi removida para dar ao carro um perfil ainda mais esportivo. Por dentro, os bancos traseiros do carro-base foram substituídos por uma nova área de armazenamento de pequenos volumes, com tudo revestido em couro marrom escuro. Os acabamentos em madeira (carvalho) com inserções de fibra de carbono também aparecem na parte traseira da cabine.

Nenhuma alteração foi feita na parte mecânica, o que normalmente é o caso dos carros da área de Projetos Especiais da marca. O motor é o 6.3V12 de 680 cv, com tração nas quatro rodas. O GTC4 também veio em uma versão “T”, equipado com um motor 3.9V8 biturbo de 610 cv. Ambos tinham câmbio de dupla embreagem e 7 velocidades, mas o modelo T tinha apenas tração traseira.

Apenas para esclarecer, o BR20 não é o novo modelo Icona que a Ferrari planeja lançar no final deste mês. Enquanto os carros Icona também são modelos construídos pela equipe de Projetos Especiais, eles serão fábricados em pequena série, e a inspiração para seu desenho é escolhida pela Ferrari, e não pelos clientes. Espera-se que o próximo Icona seja um modelo de motor central inspirado no 330 P4 de pista de 1967.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español