Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Bugatti Divo “Lady Bug” e sua pintura de US$ 1 milhão

Compartilhe!

Com uma pintura customizada, o Bugatti Divo “Lady Bug” que custou cerca de US$ 6 milhões, demorou 18 meses para ser pintado, opintura esta ao custo de US$ 1 milhão. E o processo foi tão difícil que esteve quase por ser abandonado.

por Ricardo Caruso

Bugatti Divo Lady Bug

Quando o Bugatti Divo foi apresentado em Pebble Beach, na ensolarada California, em 2018, não demorou para um cliente comprar um e pedir à marca francesa uma versão especial e customizada do novo hiperesportivo.

O pedido era, à primeira vista, até simples. Afinal de contas, o cliente apenas queria ver o seu Divo pintado num padrão geométrico com um padrão em forma de diamante em contraste com duas cores: “Customer Special Red” e “Graphite”. Eram cerca de 1600 losangos espelhados pela carroceria.

A ideia era de que os gráficos com forma de diamante se prolongassem ao longo de todo o carro, combinando com a silhueta do hiperesportivo francês. Depois deste briefing, parecia um trabalho fácil para os artesãos de Molsheim, certo? Errado… 

No total, o projeto demorou cerca de um ano e meio e exigiu o recurso de várias simulações em computador, uso de dados CAD e até um veículo de testes. O objetivo era criar o padrão com 1600 “diamantes” e ter certeza de assegurar que eles ficavam perfeitamente alinhados antes de serem aplicados no Bugatti Divo do cliente.

Segundo Jorg Grumer, chefão da área de cores e acabamentos da Bugatti, o projeto esteve quase por ser abandonado, afirmando: “devido à natureza do projeto, em que um gráfico 2D foi aplicado a uma ‘escultura 3D , e depois de várias ideias fracassadas e tentativas de aplicar os ”diamantes, estivemos perto de desistir e dizer ‘não podemos cumprir o desejo do cliente’”. Seria uma vergonha, e o resultado final é, no mínimo, impactante.

Apesar das dificuldades, a equipe da Bugatti conseguiu mesmo contornar todos os problemas, e após um último “ensaio” num carro de testes, aplicou o padrão muito específico no Bugatti Divo do cliente.

Depois disso os funcionários da marca francesa checarama ainda atentamente cada diamante durante vários dias para garantir que tudo estava bem e perfeitamente alinhado.

Para o chefão da Bugatti, Stephan Winkelmann, este Divo “demonstra o que a marca é capaz de fazer em termos de criatividade e habilidade”.

Apelidado de “Lady Bug” (“joaninha”, em poruguês), este Bugatti Divo foi entregue ao seu proprietário agoa no início do ano, juntando-se a uma coleção da qual fazem parte modelos como o Vision Gran Turismo, o Chiron ou o Veyron Vitesse. Com certeza um sujeito muito rico, pois só a troca de óelo do motor custa entre US$ 20 mil e 25 mil…


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *