CABINE DUPLA NA SAVEIRO: QUE (CARA) EVOLUÇÃO!
A Saveiro, pickup compacta da Volkswagen, ganhou uma configuração bastante versátil. A Saveiro Cabine Dupla chega ao mercado como o veículo com mais tecnologia em seu segmento. Com desenho atual e limpo, o modelo oferece bom espaço na cabine e ampla área útil da caçamba. Disponível em três versões de acabamento e com duas opções de motores, a Saveiro Cabine Dupla traz uma série de inovações, um patamar acima em termos de recursos de segurança na categoria.
Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), a linha passa a contar com sete configurações, entre cabine simples, estendida e dupla, e motores 1.6 MSI com potência de 104 cv e 120 cv (ambos com etanol). A Saveiro Cabine Dupla marca também a estréia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados.
De acordo com a nomenclatura global da Volkswagen, a linha 2015 do utilitário será oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla). A Cross está equipada com o novo motor 1.6 MSI, da linha EA211, de até 120 cv. As demais trazem o conhecido motor 1.6 MS, de até 104 cv. O câmbio é manual de cinco marchas, o MQ200-5F.
CARROCERIA
Modificar o desenho de uma pickup compacta parece simples, mas não é. Além de espaço para cinco ocupantes, a Saveiro Cabine Dupla tem a proposta de ser um veículo para trabalho. A linha Saveiro traz uma lateral exclusiva para cada configuração, e todas seguem os índices necessários de rigidez e frequência torcional, garantindo boa dirigibilidade à pickup Volkswagen. Da coluna B para trás, a carroceria é toda nova.
A Cabine Dupla tem o teto mais elevado em relação às demais configurações das Saveiro. A versão Trendline tem 1,54 metro de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Trendline Cabine Estendida). São 4,49 m de comprimento e 1,70 m de largura (sem os retrovisores). Já a Saveiro Cross Cabine Dupla é ainda maior: são 1,72 m de largura, 1,55 m de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Cross Cabine Estendida) e 4,51 me de comprimento.
O habitáculo da Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros, 79 mm a mais do que a Fiat Strada, por exemplo. O espaço interno para a cabeça também é bom: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. Oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando de novo a Strada, seu principal alvo.
A Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 m e a caçamba é capaz de acomodar 580 litros. Conta com o maior comprimento livre da categoria, oferecendo caçamba com 1.106 mm no assoalho, 17% a mais que a Strada. Outro diferencial é o alojamento do estepe, que fica sob o assoalho da caçamba, deixando espaço livre para o transporte de carga.
MAIS ESPAÇO
O conjunto de suspensões atua muito bem, mesclando a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora, desenhada para a linha Gol, de onde deriva. Já na traseira usa eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que garantem estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na Cross, a suspensão traseira conta ainda com barra estabilizadora.
Como a cabine é nova, foi desenvolvido um outro rack para o teto. Agora, mais do que servir como apoio para cargas adicionais, esse componente passa a ser elemento de estilo, com formas mais modernas. Outro item exclusivo da Cabine Dupla é o friso lateral (cromado na versão Highline). Maior longo em relação ao das demais configurações de carroceria, o friso também está mais largo.
Por dentro, destaque para a posição mais elevada do assento traseiro. Essa altura adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente favorece a ergonomia dos passageiros traseiros e melhora a visibilidade de quem está sentado trás, que conta com um apoia-braço de cada lado. Na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado, uma tomada adicional de 12V e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata.
NOVIDADES
Assim como a boa área envidraçada, outro cuidado com a Cabine Dupla foi a circulação de ar dentro da cabine. Os vidros laterais traseiros são basculantes, outra exclusividade na categoria. Outro recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro (de série para todas as Cabine Dupla), também inédito no segmento.
A Saveiro Cabine Dupla pesa 1.073 kg na versão Trendline, só 13 kg a mais que a Cabine Estendida (1.060 kg na Trendline). É a mesma diferença na versão Cross Cabine Dupla, que pesa 1.133 kg.
Na Trendline, versão de entrada da Cabine Dupla, a Saveiro já traz recursos inéditos no segmento, como freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS, EBD e ESS (Emergency Stop Signal, ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos mais sofisticados.
A Cabine Dupla tem a nova arquitetura eletrônica da Volkswagen. Isso possibilitou a instalação de vários recursos inéditos entre as pickups compactas, como por exemplo o “Comfort Blinker”, item que possibilita ao motorista, com um leve toque na alavanca de pisca, indicar a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de completamente.
LETRINHAS
A Saveiro Trendline Cabine Dupla está equipada de série com o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung, ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento dos pneus em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque por meio do controle do acelerador eletrônico.
Outro recurso de série desde a versão de entrada da Cabine Dupla é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung, Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de derrapagem do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.
Já o ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo a frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de freio de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona então o pisca-alerta, indicando que o veículo parou.
CONFORTO
Outras novidades da Saveiro Cabine Dupla Trendline são os três apoios de cabeça no banco traseiro, cintos laterais traseiros com três pontos de fixação e recolhimento automático, desembaçador do vidro traseiro e a tomada de 12V adicional na parte de trás da cabine. Isso sem falar no sistema de abertura e fechamento da tampa traseira, que conta com o auxílio de molas a gás para facilitar o acesso à caçamba, aliviando o peso da tampa.
A Cabine Dupla tem vários locais de amarrações no veículo. O novo rack de teto oferece dois pontos de amarração e a caçamba conta com quatro ganchos fixos no assoalho e outras quatro alças deslizantes nas laterais superiores. Com isso, oferece 10 pontos de amarração.
Como é voltada também para o trabalho, a Trendline Cabine Dupla já sai de fábrica com direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico, travamento central e novo revestimento para os bancos. Também são de série banco do motorista com regulagem de altura, chave “canivete”, antena de teto, pára-choque pintado na cor da carroceria e rodas de aço de aro 14 com pneus 175/70 R14.
Entre os opcionais da Trendline, o módulo “Plus”, que é composto por capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceria, sensor de estacionamento, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina e iluminação da caçamba, entre outros. Outro equipamento à disposição é o rádio global Volkswagen. Com visual atual e acabamento diferenciado, o sistema de som tem entrada auxiliar e tomada USB, função áudio streaming, que permite reproduzir músicas via Bluetooth. e informações na tela do rádio.
HIGHLINE
A Highline, além de todos os recursos presentes na versão Trendline, recebe mais itens de conforto e de aparência: ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do som e celular) e rodas de aço aro 15 (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas.
Outros equipamentos de série da versão Highline são o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System). Esse recurso exibe na tela central do rádio a silhueta do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui, emitindo aviso sonoro que vai aumentando a intermitência.
Com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores também de série, a Highline Cabine Dupla oferece a função “tilt down”, que ajusta automaticamente o retrovisor do lado do passageiro quando a marcha à ré é engatada, para auxiliar em manobras de estacionamento.
O I-System com ECO Comfort também é de série na Highline. Trata-se de um dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel, que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Opcionalmente, a Highline pode ser equipada com uma nova roda de liga leve aro 15 (pneus 205/60 R15), exclusiva da versão.
Tanto ao Trendline como a Highline são equipadas com o motor 1.6 MSI. Com quatro cilindros e oito válvulas, tem potência máxima de 101 cv com gasolina, e 104 cv com etanol, ambos a 5.250 rpm. O torque máximo é de 15,4 mkgf e 15,6 mkgf, sempre a 2.500 rpm.
Equipada com esse motor, a Saveiro Cabine Dupla tem velocidade máxima de 169 km/h (gasolina) e de 171 km/h (etanol). Já a aceleração de zero a 100 km/h é feita 11,2 segundos e 10,9 segundos. A carga útil com esse motor é de 667 kg para a Trendline e 629 kg na Highline.
CROSS
Já a Saveiro Cross, que já era oferecida com cabine estendida, também passa ser disponível com Cabine Dupla. Completa de série, a Cabine Dupla é equipada, além de todos os itens da configuração Highline, com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusivas rodas de liga leve aro 15 (com pneus 205/60 de uso misto) e faróis com a função “Coming & Leaving Home”. A lista conta, ainda, com capota marítima, “santoantonio” com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.
A Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Os freios ABS tem função off-road, que reforça a atuação do sistema em estradas não pavimentadas. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso.
Função adicional do controle de estabilidade (ESC), o BAS (Brake Assist System, Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as pickups compactas de cabine dupla. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. O sistema aumenta então a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
RECURSOS
O ASR (Antriebsschlupfregelung, Controle de tração), a auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo em pisos de baixa aderência, graças a sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque e a frenagem individual da roda que perde tração, auxiliando na aderência dos pneus. Outro recurso importante é o EDS (Elektronische Differenzialsperre, Bloqueio eletrônico do diferencial) que quando necessário aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Funciona de forma automática, e atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
A “sopa de letrinhas” finaliza com o HHC (Hill Hold Control, ou controle de assistência de partida em rampa). Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto.
Entre os opcionais da versão Cross, a novidade é o módulo tecnológico, que concentra o cruise control, sensores de chuva e de luminosidade e o retrovisor interno eletrocrômico.
NOVO MOTOR
A Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, SP, tem quatro cilindros e 16 válvulas, e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.
Com a tecnologia Total Flex (que hoje não serve absolutamente para nada), tem potência máxima de 120 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,8 mkgf com etanol e 15,8 mkgf com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Esse motor 1.6 MSI tem bloco e cabeçote de alumínio, para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote tem comando de admissão variável e coletor de escapamento integrado, formando uma peça única, com arrefecimento líquido.
Outra solução inovadora desse novo motor 1.6 MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote; o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.
Com tudo isso, a Cross Cabine Dupla tem o melhor desempenho do segmento. Com o novo motor 1.6 MSI a Cabine Dupla Cross tem velocidade máxima de 174 km/h (gasolina) e de 177 km/h (etanol). Já a aceleração de zero a 100 km/h é feita 10,6 segundos e 10,1 segundos. Com esse motor, a carga útil é de 607 kg.
Preços
Saveiro Cabine Dupla Trendline R$ 47.490
Saveiro Cabine Dupla Highline R$ 52.720
Saveiro Cabine Dupla Cross R$ 59.990