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CABINE DUPLA NA SAVEIRO: QUE (CARA) EVOLUÇÃO!

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Saveiro Cross Cabine Dupla (5) (640x360)

A Saveiro, pickup compacta da Volkswagen, ganhou uma configuração bastante versátil. A Saveiro Cabine Dupla chega ao mercado como o veículo com mais tecnologia em seu segmento. Com desenho atual e limpo, o modelo oferece bom espaço na cabine e ampla área útil da caçamba. Disponível em três versões de acabamento e com duas opções de motores, a Saveiro Cabine Dupla traz uma série de inovações, um patamar acima em termos de recursos de segurança na categoria.

 

     Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), a linha passa a contar com sete configurações, entre cabine simples, estendida e dupla, e motores 1.6 MSI com potência de 104 cv e 120 cv (ambos com etanol). A Saveiro Cabine Dupla marca também a estréia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados.

Saveiro Cross Cabine Dupla (6) (640x399) Saveiro Cross Cabine Dupla (7) (640x399) Saveiro Cross Cabine Dupla (8) (640x399) Saveiro Cross Cabine Dupla (9) (640x399) Saveiro Cross Cabine Dupla (10) (640x480)

     De acordo com a nomenclatura global da Volkswagen, a linha 2015 do utilitário será oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla). A Cross está equipada com o novo motor 1.6 MSI, da linha EA211, de até 120 cv. As demais trazem o conhecido motor 1.6 MS, de até 104 cv. O câmbio é manual de cinco marchas, o MQ200-5F.

CARROCERIA

     Modificar o desenho de uma pickup compacta parece simples, mas não é. Além de espaço para cinco ocupantes, a Saveiro Cabine Dupla tem a proposta de ser um veículo para trabalho. A linha Saveiro traz uma lateral exclusiva para cada configuração, e todas seguem os índices necessários de rigidez e frequência torcional, garantindo boa dirigibilidade à pickup Volkswagen. Da coluna B para trás, a carroceria é toda nova.

 

     A Cabine Dupla tem o teto mais elevado em relação às demais configurações das Saveiro. A versão Trendline tem 1,54 metro de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Trendline Cabine Estendida). São 4,49 m de comprimento e 1,70 m de largura (sem os retrovisores). Já a Saveiro Cross Cabine Dupla é ainda maior: são 1,72 m de largura, 1,55 m de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Cross Cabine Estendida) e 4,51 me de comprimento.

     O habitáculo da Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros, 79 mm a mais do que a Fiat Strada, por exemplo. O espaço interno para a cabeça também é bom: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. Oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando de novo a Strada, seu principal alvo.

     A Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 m e a caçamba é capaz de acomodar 580 litros. Conta com o maior comprimento livre da categoria, oferecendo caçamba com 1.106 mm no assoalho, 17% a mais que a Strada. Outro diferencial é o alojamento do estepe, que fica sob o assoalho da caçamba, deixando espaço livre para o transporte de carga.

MAIS ESPAÇO

     O conjunto de suspensões atua muito bem, mesclando a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora, desenhada para a linha Gol, de onde deriva. Já na traseira usa eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que garantem estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na Cross, a suspensão traseira conta ainda com barra estabilizadora.

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     Como a cabine é nova, foi desenvolvido um outro rack para o teto. Agora, mais do que servir como apoio para cargas adicionais, esse componente passa a ser elemento de estilo, com formas mais modernas. Outro item exclusivo da Cabine Dupla é o friso lateral (cromado na versão Highline). Maior longo em relação ao das demais configurações de carroceria, o friso também está mais largo.

     Por dentro, destaque para a posição mais elevada do assento traseiro. Essa altura adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente favorece a ergonomia dos passageiros traseiros e melhora a visibilidade de quem está sentado trás, que conta com um apoia-braço de cada lado. Na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado, uma tomada adicional de 12V e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata.

NOVIDADES

     Assim como a boa área envidraçada, outro cuidado com a Cabine Dupla foi a circulação de ar dentro da cabine. Os vidros laterais traseiros são basculantes, outra exclusividade na categoria. Outro recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro (de série para todas as Cabine Dupla), também inédito no segmento.

     A Saveiro Cabine Dupla pesa 1.073 kg na versão Trendline, só 13 kg a mais que a Cabine Estendida (1.060 kg na Trendline). É a mesma diferença na versão Cross Cabine Dupla, que pesa 1.133 kg.

Na Trendline, versão de entrada da Cabine Dupla, a Saveiro já traz recursos inéditos no segmento, como freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS, EBD e ESS (Emergency Stop Signal, ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos mais sofisticados.

    A Cabine Dupla tem a nova arquitetura eletrônica da Volkswagen. Isso possibilitou a instalação de vários recursos inéditos entre as pickups compactas, como por exemplo o “Comfort Blinker”, item que possibilita ao motorista, com um leve toque na alavanca de pisca, indicar a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de completamente.

LETRINHAS

     A Saveiro Trendline Cabine Dupla está equipada de série com o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung, ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento dos pneus em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque por meio do controle do acelerador eletrônico.

     Outro recurso de série desde a versão de entrada da Cabine Dupla é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung, Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de derrapagem do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

     Já o ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo a frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de freio de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona então o pisca-alerta, indicando que o veículo parou.

CONFORTO

     Outras novidades da Saveiro Cabine Dupla Trendline são os três apoios de cabeça no banco traseiro, cintos laterais traseiros com três pontos de fixação e recolhimento automático, desembaçador do vidro traseiro e a tomada de 12V adicional na parte de trás da cabine. Isso sem falar no sistema de abertura e fechamento da tampa traseira, que conta com o auxílio de molas a gás para facilitar o acesso à caçamba, aliviando o peso da tampa.

     A Cabine Dupla tem vários locais de amarrações no veículo. O novo rack de teto oferece dois pontos de amarração e a caçamba conta com quatro ganchos fixos no assoalho e outras quatro alças deslizantes nas laterais superiores. Com isso, oferece 10 pontos de amarração.

     Como é voltada também para o trabalho, a Trendline Cabine Dupla já sai de fábrica com direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico, travamento central e novo revestimento para os bancos. Também são de série banco do motorista com regulagem de altura, chave “canivete”, antena de teto, pára-choque pintado na cor da carroceria e rodas de aço de aro 14 com pneus 175/70 R14.

     Entre os opcionais da Trendline, o módulo “Plus”, que é composto por capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceria, sensor de estacionamento, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina e iluminação da caçamba, entre outros. Outro equipamento à disposição é o rádio global Volkswagen. Com visual atual e acabamento diferenciado, o sistema de som tem entrada auxiliar e tomada USB, função áudio streaming, que permite reproduzir músicas via Bluetooth. e informações na tela do rádio.

HIGHLINE

     A Highline, além de todos os recursos presentes na versão Trendline, recebe mais itens de conforto e de aparência: ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do som e celular) e rodas de aço aro 15 (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas.

     Outros equipamentos de série da versão Highline são o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System). Esse recurso exibe na tela central do rádio a silhueta do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui, emitindo aviso sonoro que vai aumentando a intermitência.

     Com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores também de série, a Highline Cabine Dupla oferece a função “tilt down”, que ajusta automaticamente o retrovisor do lado do passageiro quando a marcha à ré é engatada, para auxiliar em manobras de estacionamento.

     O I-System com ECO Comfort também é de série na Highline. Trata-se de um dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel, que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Opcionalmente, a Highline pode ser equipada com uma nova roda de liga leve aro 15 (pneus 205/60 R15), exclusiva da versão.

     Tanto ao Trendline como a Highline são equipadas com o motor 1.6 MSI. Com quatro cilindros e oito válvulas, tem potência máxima de 101 cv com gasolina, e 104 cv com etanol, ambos a 5.250 rpm. O torque máximo é de 15,4 mkgf e 15,6 mkgf, sempre a 2.500 rpm.

     Equipada com esse motor, a Saveiro Cabine Dupla tem velocidade máxima de 169 km/h (gasolina) e de 171 km/h (etanol). Já a aceleração de zero a 100 km/h é feita 11,2 segundos e 10,9 segundos. A carga útil com esse motor é de 667 kg para a Trendline e 629 kg na Highline.

CROSS

     Já a Saveiro Cross, que já era oferecida com cabine estendida, também passa ser disponível com Cabine Dupla. Completa de série, a Cabine Dupla é equipada, além de todos os itens da configuração Highline, com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusivas rodas de liga leve aro 15 (com pneus 205/60 de uso misto) e faróis com a função “Coming & Leaving Home”. A lista conta, ainda, com capota marítima, “santoantonio” com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.

     A Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Os freios ABS tem função off-road, que reforça a atuação do sistema em estradas não pavimentadas. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso.

     Função adicional do controle de estabilidade (ESC), o BAS (Brake Assist System, Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as pickups compactas de cabine dupla. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. O sistema aumenta então a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

RECURSOS

     O ASR (Antriebsschlupfregelung, Controle de tração), a auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo em pisos de baixa aderência, graças a sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque e a frenagem individual da roda que perde tração, auxiliando na aderência dos pneus. Outro recurso importante é o EDS (Elektronische Differenzialsperre, Bloqueio eletrônico do diferencial) que quando necessário aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Funciona de forma automática, e atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

     A “sopa de letrinhas” finaliza com o HHC (Hill Hold Control, ou controle de assistência de partida em rampa). Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto.

     Entre os opcionais da versão Cross, a novidade é o módulo tecnológico, que concentra o cruise control, sensores de chuva e de luminosidade e o retrovisor interno eletrocrômico.

NOVO MOTOR

     A Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, SP, tem quatro cilindros e 16 válvulas, e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

     Com a tecnologia Total Flex (que hoje não serve absolutamente para nada), tem potência máxima de 120 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,8 mkgf com etanol e 15,8 mkgf com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Esse motor 1.6 MSI tem bloco e cabeçote de alumínio, para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote tem comando de admissão variável e coletor de escapamento integrado, formando uma peça única, com arrefecimento líquido.

     Outra solução inovadora desse novo motor 1.6 MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote; o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

     Com tudo isso, a Cross Cabine Dupla tem o melhor desempenho do segmento. Com o novo motor 1.6 MSI a Cabine Dupla Cross tem velocidade máxima de 174 km/h (gasolina) e de 177 km/h (etanol). Já a aceleração de zero a 100 km/h é feita 10,6 segundos e 10,1 segundos. Com esse motor, a carga útil é de 607 kg.

Preços 

Saveiro Cabine Dupla Trendline                       R$ 47.490

Saveiro Cabine Dupla Highline                         R$ 52.720

Saveiro Cabine Dupla Cross                             R$ 59.990

 


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