Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

CADILLAC ELMIRAJ PODE ESTAR A CAMINHO

Compartilhe!

large_180343

Em 2010 a Cadillac apresentou o concept Ciel, durante o Pebble Beach Concours d’Elegance. Os seus faróis inspiraram o desenho da terceira geração do CTS, recentemente apresentada. Este ano a Cadillac criou um novo protótipo, que refina o design do Ciel. Trata-se do Cadillac Elmiraj Concept, que vai fazer a sua estréia na mesma Pebble Beach, e antecipa um futuro cupê de grandes dimensões para quatro ocupantes.

large_180345

O Elmiraj é um veículo top de linha para a marca americana. É grande, com 5.207 mm de comprimento, e tem capacidade para quatro pessoas, com carroceria aerodinâmica e tração traseira. O carro oscila na dose certa entre o muito retrô e o muito moderno.

large_180346

O conceito tem um longo balanço na dianteira e traseira, algo que se tornou símbolo dos carros de luxo e que era muito popular nesse tipo de veículos nos anos 1920 e 1930. Além disso, esta característica e estilo também dão ao carro aparência de cupê, apesar de ser capaz de transportar quatro passageiros.

large_180347

Na dianteira, o carro tem faróis verticais em cascata, que estão se tornando elemento básico do design da Cadillac. O capô também tem duas aberturas de alumínio para liberar calor do motor, o que garante certo visual esportivo, e o emblema Cadillac foi redesenhado na grade.

“A Cadillac é alimentada pela criatividade dos nossos designers, liderados por Ed Welburn. O Elmiraj fornece uma visita ao interior dos estúdios da Cadillac na forma como nós prevemos desempenho e luxo para a próxima geração de carros de luxo”, explicou Bob Ferguson, diretor da Cadillac.

A potência do protótipo vem de um 4.5V8 twin-turbo com 500 cv e 68 mkgf de torque. A Cadillac não explicou se este é um motor de produção ou feito especialmente para o Elmiraj. O carro usa rodas de 22 polegadas, com discos de freio de cerâmica. O interior é centrado no motorista, com um impressionante painel único, que engloba os instrumentos e entretenimento. O tela touchscreen de 10 polegadas se ergue no painel somente quando necessário.

Os detalhes internos são feitos de titânio, e em alguns pontos é iluminado por leds. O resto do revestimento é feito em pau-rosa brasileiro, que é cortado em seções tridimensionais manualmente.

A marca de luxo da GM explica ainda que um veículo como o Elmiraj pode estar a caminho de entrar em produção. “O Elmiraj é construído com o mesmo chassi e elementos estruturais do projeto de desenvolvimento de um novo veículo Cadillac que está sendo desenvolvido para produção futura. Esta nova arquitetura de veículo amplia o compromisso da marca com o desempenho de tração integral de construção leve”, explica o comunicado da Cadillac.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español