Cadillac Escalade 2025: com motores V8 de até 682 cv
O SUV Cadillac Escalade chegou ao mercado há mais de 20 anos, lentamente passando de um GMC Yukon Denali modificado para um verdadeiro símbolo de status americano adotado por famílias abastadas, rappers que não tem onde gastar dinheiro, proxenetas de alto nível e grandes executivos. Agora, o Cadillac Escalade 2025 está atingindo sem piedade a concorrência, incorporando as mudanças visuais vistas no novo Escalade IQ elétrico.
por Ricardo Caruso

A empresa norte-americana quer tornar-se totalmente elétrica até 2030 e, em nível estético, devemos dar crédito à marca, pois ninguém esperava um desenho tão agradável para o SUV grande. A Cadillac surpreende mais uma vez com esse Escalade ligeiramente atualizado por dentro e por fora. O modelo é ainda mais luxuoso e diferenciado que seu antecessor. Ele mantém a plataforma T1 da General Motors, a mesma que equipa o Chevrolet Tahoe e o GMC Yukon , bem como a arquitetura elétrica Global B da empresa.

As mudanças são claras desde o primeiro olhar. A frente é inspirada na nova versão elétrica, incorporando iluminação LED vertical e piscas horizontais bem finos. Há também uma grade enorme, trapezoidal, que cresceu em tamanho e exibe o orgulhoso logotipo da marca em posição central. Esse emblema é iluminado de série em toda a linha.

Os níveis de acabamento Escalade-V e Premium Luxury Platinum adicionam uma grade iluminada em seu contorno. O Escalade-V também adiciona um “pacote” exterior mais esportivo (sim, existe esportividade num Cadillac) e opções de rodas de até 24 polegadas. Junto com isso, há novos desenhos para todas as rodas. Outro elemento interessante são as portas elétricas.

Elas têm sensores para evitar colisões contra obstáculos e a porta do motorista pode abrir automaticamente por aproximação. Quando o motorista pisa no pedal do freio , ela se fecha. Na traseira, podemos observar novas lanternas traseiras, tradicionalmente veriticais, e o logotipo reposicionado . Outras pequenas mudanças podem ser vistas no para-choque traseiro e nos escapamentos. Novas cores da carroceria completam o exterior.

No interior, a verdade é que é difícil não encontrar uma tela nas fotos do habitáculo da renovada Escalade. Seguindo os passos do Escalade IQ e do Cadillac Celestiq, encontramos uma imensa tela horizontal de 35 polegadas para o sistema de instrumentação e multimídia. A estas se somam outra tela de 20 polegadas para o passageiro da frente e mais uma para controles essenciais, como ar condicionado.

Há também um notável aumento na qualidade dos materiais usados e do acabamento, um desenho geral mais avançado e tecnológico, volante renovado, alavanca de câmbio montada na coluna de direção e sistema de iluminação ambiente com 128 opções de cores. No geral, tudo foi melhorado, tanto nos itens de série quanto nos opcional.

O sistema de áudio AKG Studio Reference traz, no total, 40 alto-falantes.
O novo “pacote executivo”, batizado de “Executive Second Row”, é particularmente notável. Projetado para uso do veículo com motorista, ele apresenta um console na segunda fileira com um centro de controle traseiro, dois carregadores de smartphone por indução, assentos massageadores com alto-falantes montados no encosto de cabeça, mesas dobráveis retráteis e -surpresa!- mais duas telas de 12,6 polegadas. O Escalade-V adiciona mais fibra de carbono no interior e novos bancos esportivos.

O Escalade remodelada chegará às ruas no final deste ano, e será oferecida com uma linha de motores somente a gasolina. As vendas fracas do motor a diesel levaram ao seu fim na linha de produção. Toda a linha agora é composta por motores 6.2V8. As opções de motores começam com 426 cv e 62,4 mkgf de torque. O Escalade-V aumenta isso para animadores 691 cv e 88,5 mkgf de torque.

Ambas as opções de motores estão ligadas a uma transmissão automática de 10 velocidades. que transmite potência para ambos os eixos. Também estão incluídos no equipamento as suspensões dianteira e traseira independentes, tecnologia de suspensão a ar e o sistema Magnetic Ride Control . Este último é padrão em todos os modelos, exceto o Luxury de entrada.