Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

CARRO ELÉTRICO: INCÊNDIO EM TESLA S CAUSA POLÊMICA

Compartilhe!

3c6a651af5f165430f55950276c848db_L

Um motorista filmou o incêndio que destruiu um Tesla Model S, carro elétrico que faz muito sucesso nos Estados Unidos. O fogo começou após o Tesla ter se envolvido num acidente, em uma estrada de Seattle (EUA), no início desta semana.

A polêmica está instalada, pois este incêndio de origem ainda desconhecida provocou descida rápida no valor das ações da empresa norte-americana na NASDAQ. Segundo testemunhas, o carro teria colidido com um objeto metálico de grandes dimensões, que causaram dados profundo em sua estrutura. O sistema de segurança do carro detectou o problema, avisando o motorista que deveria sair do veículo. De acordo com a Tesla, o fogo não atingiu o interior do carro.

O Tesla S.

Segundo a marca, apesar deste ser o primeiro incêndio com um de seus carros, a discussão em torno da segurança dos carros elétricos voltou à tona. Estima-se que ocorram anualmente 194 mil incêndios em automóveis em estradas em todo o mundo (envolvendo qualquer tipo de veículo), mas de acordo com alguns especialistas, a probabilidade de incêndio de um carro elétrico é maior do que de um carro convencional, devido ao potencial  curto-circuito causado pelos componentes da bateria (seja ela de chumbo-ácido, alcalina ou de íons de lítio).

O certo é que, segundo o comandante dos bombeiros do local, o fogo foi mais difícil de extinguir que o habitual. Por outro lado, a porta-voz da Tesla, Elizabeth Jarvis-Shean, defende que “cada módulo da bateria está isolado por barreiras anti-chamas, para limitar potenciais danos. O fogo no pacote das baterias foi confinado a uma pequena área na frente do carro”, explicou. O carro, que a Tesla defende no seu site ser o carro “mais seguro da América”, passou com distinção nos testes de segurança da NHTSA.

Há poucos dias, outro Tesla Model S foi notícia, depois de queixa apresentada relativa a um caso de aceleração involuntária.

Confira o vídeo:


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español