“Carro” mais vendido dos EUA, picape Ford F150 Lighting também é elétrica

Compartilhe!

2022 Ford F-150 Lightning

A picape Ford F-150 Lightning, o veículo mais vendido dos Estados Unidos, ficou elétrica. Um ano após a primeira aparição da F-150 Lightning, a picape elétrica está agora em produção na fábrica da Ford -a Rouge- em Dearborn, Michigan, e as primeiras unidades serão embarcadas para as concessionárias da Ford nos próximos dias. O preço inicial é de apenas US$ 39.974. Esqueça a conversão para o Real. Quem mora lá ganha e gasta em dólar, e tem poder de compra oito vezes maior do que você…

por Marcos Cesar Silva

2022 Ford F-150 Lightning

Toda F-150 Lightning vem com tração nas quatro rodas. São quatro níveis de acabamento disponíveis, incluindo uma versão orientada para uso comercial, chamada Pro. Os outros modelos são XLT, Lariat e Platinum. O preço-base é para a picape Pro, enquanto a linha mais confortável começa com a XLT que custa a partir de US$ 52.974. As Lightning são produzidas apenas com caçambaa de 1,80 metros e configuração de cabine com quatro portas.

2022 Ford F-150 Lightning

Quando se trata de autonomia, a EPA liberou classificações para três versões da picape. O alcance mais alto é de 320 milhas (515 km), o que é possível com uma bateria de 131 quilowatts-hora. A versão Platinum, com bateria de longo alcance, atinge 300 milhas (482 km). A bateria de alcance padrão é de 98 kwh, que obtém um alcance de 230 milhas (370 km). A bateria de longo alcance será oferecida para clientes da frota na versão de trabalho Lightning Pro. Um modelo de tração traseira chegará em breve e aumentará a linha, e possivelmente reduzirá o preço.

2022 Ford F-150 Lightning

As Lightning com a bateria de longo alcance produzem 580 cv, acima do objetivo anunciado anteriormente de 563 cv. A bateria padrão entrega 452 cv, acima do imaginado 426 cv. Em ambos os casos, o torque máximo é de 107 kgfm.

2022 Ford F-150 Lightning

Estas picapes tem carregadores duplos a bordo. A Ford afirmou que a Lightning é capaz de ganhar 54 milhas (87 km) de alcance em 10 minutos e recarregar de 15 a 80% em cerca de 41 minutos em um carregador rápido de 150 kilowatts. A taxa máxima será de mais de 150 kw. A Ford disse que oferecerá uma estação de carregamento de 80 amperes —configuração de maior potência do que outros carregadores domésticos— como equipamento padrão para permitir que a Lightning com a bateria de longo alcance seja recarregada de 15 a 100% em cerca de oito horas. Em um carregador móvel de 240 volts, a Lightning precisará de 19 horas para levar sua bateria de 15 a 100%, e que cai para 14 horas com a bateria de alcance padrão.

2022 Ford F-150 Lightning

A Ford acomodou as células em uma bateria sob a cabine entre as travessas da estrutura. Ao contrário de quase todas as outras picapes elétricas que chegaram ao mercado e que usam chassi de travessas e longarinas, a Lightning usa uma estrutura modificada da F-150 movido a gasolina. Os membros cruzados do quadro foram movidos e moldados de forma diferente, para permitir que o “pacote” de baterias seja tão largo quanto necessário. O “pacote” tem sua própria estrutura, nume retângulo grande e plano instalado no chão da cabine da F-150, embora o pacote de longo alcance adicione uma porção maior na parte traseira.

2022 Ford F-150 Lightning

Nenhuma configuração tri ou quadrimotor será oferecida, mas a Ford disse que a Lightning é mais rápida que a Raptor e fará de zero a 100 km/h na faixa média de 4 segundos com a bateria de longo alcance. O Raptor off-road, com 450 cv e um motor V6 biturbo, faz de zero9 a 100 km/h em 4,5 segundos. Como a F-150 padrão, a Lightning tem quatro modos de acionamento, incluindo Normal, Sport, Off Road e Tow-Haul.

.Ford F-2022 Lightning 150

Destinado a trabalhar e ser usada no dia a dia (é o “carro” mais vendido dos Estados Unidos e um dos mais comercializados do planeta), a Lightning é capaz de transportar até 1014 kg de carga útil (até 106 kg do objetivo anterior) com as rodas de 18 polegadas e a bateria de alcance padrão. Com a bateria de longo alcance e o Max Trailer Tow Package, as versões XLT e Lariat são anunciadas com capacidade de reboque de até 4,5 toneladas. O porta-malas dianteiro bloqueável, drenável e resistente à água, com 400 litros de capacidade e até 180 kg..

2022 Ford F-150 Lightning

Uma rápida olhada na Lightning faz pensar que é apenas uma F-150, porque é o que realmente parece. Pequenos -mas importantes- detalhes de estilo são tudo o que mudou, incluindo uma luz diurna de LED de largura total da dianteira, no alto da “grade”; lanterna traseira de led que correm horizontalmente a tampa da caçamba (Lariat e Platinum); faróis e lanternas traseiras exclusivas, novas rodas e grade fechada.

2022 Ford F-150

Por dentro, é a boa e velha F-150 que todos americanos conhecem e amam, incluindo os instrumentos numa tela digital de 12,0 polegadas, o seletor de marcha dobrável no console e o apoio de braço central dobrável que cria uma superfície de trabalho plana. A novidade é um sistema de multimídia com tela de 15,5 polegadas, verticalmente orientado, que parece ter vindo do Mustang Mach-E, para as Lariat e Platinum. As XLT usaarão a tela de 12,0 polegadas.

2022 Ford F-150 Lightning

Todo F-150 Lightning vem de série com frenagem automática de emergência, detecção de pedestres, monitores de ponto-cego com alertas de tráfego cruzado e assistência de manutenção de faixa. Cruise control adaptativo e BlueCruise, o sistema de assistência ao motorista de nível 2 da Ford, estão disponíveis.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español