Última hora

Carro voador pronto para as ruas da Europa

Compartilhe!

A empresa holandesa PAL-V anunciou que o primeiro carro voador comercial do mundo, o PAL-V Liberty, foi aprovado para utilização nas ruas e estradas europeias.

Em testes desde 2012 –que se intensificaram a partir de fevereiro deste ano, com foco na condução em ruas– , o PAL-V Liberty teve agora aprovada a sua utilização nas vias europeias, o que permite agora ostentar uma placa de licença.

“Para mim, o segredo para construir um carro voador de sucesso é ter a certeza de que o projeto está em conformidade com os regulamentos aéreos e rodoviários de cada país. Há muitos anos que cooperamos com as autoridades para atingir este marco. A emoção que você sente na equipe é enorme. Foi muito difícil fazer um ‘avião dobrado’, que passasse em todos os testes para poder andar nas ruas e estradas”, afirmou Mike Stekelenburg, engenheiro chefe da PAL-V.

Hans Joore, piloto de testes do PAL-V, também não escondeu a emoção: “Quando liguei o PAL-V pela primeira vez, fiquei arrepiado! Ouvir o veículo ganhar vida foi simplesmente magnífico, e conduzi-lo foi ótimo. É muito suave e tem boa resposta de direção, e com peso de apenas 660 kg, acelera muito bem. A experiência geral é como se se estivesse ao volante de um esportivo. É uma sensação sensacional”.

Então é possível descolar e aterrisar em qualquer lugar? Não. Além disso não ser permitido por lei, o PAL-V precisa de espaço para descolagem em torno dos 90 a até 200 metros de comprimento por 20 metros de largra, sem obstáculos circundantes. Na prática, todas as pequenas pistas, aeródromos, pistas de planadores e/ou ultraleves serão suficientes.

À medida que a popularidade do carro voador for aumentando, espera-se que sejam criadas mais pistas sem necessidade de controle aéreo.

É preciso licença para pilotar o PAL-V? Sim, os clientes do modelo precisam de uma licença para voar. Isto pode ser obtido por meio de uma das muitas escolas de pilotagem espalhadas pelo mundo.

Para poder operar o carro voador, o motorista/piloto precisará de algum conhecimento básico de navegação, instrumentos, meteorologia, aerodinâmica e desempenho. Todos os pilotos de aeronaves precisam de alguma formação, e o PAL-V Liberty não é exceção.



Compartilhe!
1713578346