Carros brancos foram os mais vendidos em 2016

Compartilhe!

Apesar dos esforços de algumas montadoras, as cores preferidas dos brasileiros são prata e preto e seus derivados. Mas no resto do mundo a coisa não muda muito. A PPG Industries, fornecedora de tintas e vernizes para automóveis, divulgou os seus dados anuais sobre a popularidade das cores de carros e concluiu que os consumidores preferem veículos com tonalidades neutras. Mais de 75% de todos os veículos fabricados no mundo em 2016 eram na cor branca, preta, cinza ou prata, sendo que o branco foi a cor preferida pelos motoristas: 38% (em 2015 era 35%).

2016_dodge_challenger_blanco_white_cars

A cor preta (16%), a prateada (12%) e a cinzenta (10%) completam o Top 4 das cores preferidas para automóveis. Embora a pesquisa da PPG tenha descoberto que quase 60% dos motoristas norte-americanos e europeus identificam a cor como fator importante na hora de comprar o carro, a popularidade dos veículos azuis, verdes, dourados e vermelhos permaneceu inalterada em relação a 2015.

2016-sa-color

A tendência regional da PPG destaca os seguintes dados para o ano 2016:

América do Norte: branco (25%) preto e prata (empatados em 19%), cinza (12%), vermelho e azul (empatados em 10%).

América do Sul: branco (37%, próximo ao nível de popularidade global), com o prata (29%) em segundo, preto (12%), cinza (10%) e vermelho (8%) completam os cinco primeiros.

Europa: branco (33%), seguido do cinza (18%), preto (16%), prata (10%), azul (8%), dourado e vermelho (empatados em 7%).

Ásia-Pacífico: branco (47%, com margem de liderança maior que em qualquer outra região), seguido do preto (14%),  dourado (11%), prata (10%) e vermelho (7%).

“Embora a cor dominante seja o branco, há mais variedade nas preferências de cores de acordo com o mercado e tipo de veículo”, afirmou Jane E. Harrington, responsável pelo Estilo de Cores e Revestimentos da divisão Automóvel da PPG. “Por exemplo, na América do Norte, o prateado é a cor principal para os veículos compactos, enquanto o preto é o preferido para os esportivos. As cores metálicas são populares entre os homens americanos e europeus, enquanto as mulheres desses mesmos mercados preferem efeitos em pérola nos seus carros”, completou Harrington.

2016autocolor_infographic

Relativo aos modelos para este ano e o próximo, a responsável aponta o azul como a cor dominante: “Nos nossos dados de 2016, o azul aumentou 3% para o segmento dos compactos, médios e de luxo. Além disso, o azul tem estado muito presente em grande volume nos últimos três anos no Salão de Detroit”.

 

 


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español