Carros para o povo: vem aí o Opel “low cost”
O sucesso da Dacia e da Renault com a estratégia de ter uma marca “low cost” começa a encontrar seguidores, e depois do grupo VW ter encontrado o caminho para compatibilizar os seus critérios de qualidade com um carro de baixo preço, é agora a vez da Opel revelar os seus projetos.
O modelo “low cost” da Opel será apresentado no Salão de Genebra do ano que vem e ficará posicionado entre o Adam e o Corsa no mercado europeu. Não substituirá o Agila e poderá renascer um nome que desapareceu em 1979, muito usado no Reino Unido pela Vauxhall: Viva.
A base do Opel Viva poderá ser o Chevrolet Spark, o que faz sentido, pois com a saída da marca americana do mercado europeu já em 2015, não haverá concorrência entre os dois modelos. O Agila teve planos para ser substituído com um modelo novo, e que faria companhia ao Adam e ao Viva, mas a Opel decidiu esperar essa substituição até 2016, dando prioridade ao modelo “low cost”.
Em termos de desenho, a Opel continua escondendo o jogo, e na foto percebe-se o formato hatch, a frente com grade bem destacada, faróis redondos e mais alguns detalhes de estilo pouco visíveis. Os motores do novo carro serão os mesmos do Adam, excepto o novo 1.0 litros a gasolina turbo.
Por outro lado, o novo Corsa está quase pronto e será mostrado no Salão de Paris, chegando às lojas no final do ano. Sabe-se que o modelo terá um estilo semelhante ao do Adam e que a plataforma, mesmo não sendo nova, será profundamente revista. Mark Adams, responsável pelo estilo da Opel, explicou que “o Corsa é muito importante e por isso tivemos muito cuidado com ele. Por isso, o desenho e estilo do Corsa estará em outro nível”.
Outro carro da Opel que está quase pronto é o próximo Astra, que estará à venda no ano que vem, sabendo-se que a Opel se preocupou bastante com a qualidade e no estilo, para que o carro se destaque na multidão que povoa o segmento.