Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Chave especial e voz: Ford cria recurso para inibir o furto de rodas

Compartilhe!

As rodas dos carros atuais, feitas de liga-leve e até fibra de carbono, estão cada vez mais caras. Por isso, atraem a atenção dos ladrões, pois são itens fáceis de serem subtraídos. Para inibir isso, a Ford criou uma porca de segurança inédita, recorrendo à impressão 3D, que promete afastar os ladrões.

 

Os engenheiros da marca, junto com a EOS, um dos principais fornecedores de componentes para a produção de aditivos, criou porcas de segurança com contornos baseados na voz do condutor.

Tal como a leitura da íris ou uma impressão digital, a voz de uma pessoas pode ser usada como uma identificação biométrica única; não existem duas vozes iguais. Os engenheiros gravam a voz do motorista, no mínimo durante um segundo, dizendo algo como “O meu carro é um Ford Mustang”, e utilizam um software para converter esta onda sonora única num padrão físico e imprimível. 

Este padrão é depois transformado num círculo e utilizado como desenho para o formato da porca de segurança e respectiva chave de desbloqueio.
 
 
 
 
 
 
 

Com a correta geometria, a porca e a chave são desenhadas como uma peça única, sendo depois impressas em 3D em aço inoxidável resistente a ácido e corrosão.

Impressionado? Calma, ainda não acabou. O desenho e projeto inovadores destas porcas contam ainda com funcionalidades que impedem que a porca seja clonada ou copiada. As ranhuras de diferentes espaçamentos no interior da porca e os entalhes mais profundos impedem que um ladrão possa fazer um molde em cera deste padrão, já que esta se quebra quando puxada para fora da porca.

“Reforçar a segurança contra roubo de jantes e proporcionar maior personalização de produto são mais duas provas de que a impressão 3D é uma verdadeira revolução na produção de automóvel”, afirmou Raphael Koch, engenheiro de pesquisa de materiais e processos avançados da Ford Europa.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *