“Chaveiros de carros”, um hobby divertido e acessível
“Memorabilia”, de acordo com os dicionários, são objetos, momentos dignos de serem lembrados ou aqueles que estão guardados na memória.
Já “Automobilia” refere-se a qualquer item histórico ou colecionável referente ao universo dos automóveis e áreas relacionadas, como corridas ou personalidades ligadas ao automobilismo. A palavra, portanto, vem da união de “automóvel” e “memorabilia”.
por Rubens Caruso Jr.

Entre os itens preferidos pelos colecionadores de automobilia podemos destacar as publicidades antigas, como pôsteres, anúncios de revista ou placas de concessionárias; literatura automotiva, incluindo manuais de proprietário, folhetos de vendas, revistas antigas, livros especializados; miniaturas; emblemas de carros; autógrafos de pilotos e personalidades do automobilismo; placas de licença antigas ou caixas de fósforos e chaveiros.

Milhares de pessoas em todo mundo têm o hobby de colecionar automobilia, preservando desde coleções mais simples até objetos valiosos comercializados por renomadas casas de leilões internacionais. A maioria dos colecionadores focaliza em uma área específica de automobilia, geralmente ligada a algum tema considerado relevante.
OS CHAVEIROS
Colecionar chaveiros tendo como tema os automóveis e seu universo pode ter diversos motivos, muitos deles alinhados com os pretextos para colecionar qualquer coisa. Pode ser simples paixão por automóveis, pois os carros representam —mais do que um meio de transporte — liberdade, aventura, status, nostalgia ou simplesmente serem admirados pelo design e engenharia. Assim, colecionar “chaveiros de carros” permite expressar essa paixão de uma forma tangível e, principalmente, acessível. Afinal, quanto pode custar um chaveiro?
Um simples chaveiro pode trazer lembranças de um carro específico que o colecionador (ou alguém próximo) teve, desejou ou que tenha um significado especial em sua vida, como o primeiro carro, o carro da família, o carro sonhado etc.

Chaveiros de carros, como de outros setores, têm uma variedade enorme de modelos, estilos e materiais. A diversidade permite que os colecionadores apreciem a arte e o tempo em miniatura. Comparado a colecionar carros de verdade ou mesmo miniaturas, por exemplo, colecionar chaveiros é uma atividade relativamente barata, que não exige muito espaço e proporciona uma sensação de conquista a cada nova peça adicionada ao acervo.


Enfim, cada chaveiro pode ter uma história por trás, seja onde foi adquirido, quem o presenteou ou alguma lembrança associada a ele, agregando valor sentimental à coleção.
Nas imagens estão alguns chaveiros das centenas que temos no acervo de AUTO&TÉCNICA, boa parte deles presenteados por amigos queridos ou em eventos de montadoras, além de alguns que, de tão antigos, é impossível recordar a origem.

