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Chevrolet: como serão os novos Onix e Prisma que chegam no ano que vem

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Anote: a Chevrolet blefou e não vai embora do Brasil, Cobalt está com os dias contados e, além disso, a GM prepara os novos Prisma e Onix. Sim, se mexe em time que está ganhando. Enquanto isso, a Chevrolet está apresentando dois sedãs na China, e um acena com grande interesse para os brasileiros: o Onix (foto abaixo), que expande para além de nossas fronteiras o nome usado aqui desde 2012 no atual best seller da marca.

O sedã compacto, na imagem com o “pacote” esportivo Redline é, com ligeiros ajustes, o carro que será fabricado em Gravataí, RS, e vendido no mercado brasileiro como Prisma 2020. O lançamento está programado para o último trimestre deste ano, pouco depois do seu novo modelo hatch, o Onix.

O Prisma/Onix chinês é fabricado pela SAIC-GM e mede 4,47 metros de comprimento, ou seja, 19 cm a mais que o Prisma atual e a mesma medida do Cobalt, que por isso será substituído pela novidade. O entre-eixos cresce para 2,60 m. A intenção da GM é clara: reposicionar os dois carros num patamar superior, de tamanho e conteúdo, para poder enfrentar sedãs pequenos concorrentes, com Yaris, Virtus ou City. Tecnicamente, a principal mudança deverá ser a adoção de novos motores de três cilindros, 1.0 turbo de 116 cv e 1.3 aspirado de 103 cv.

O carro mostra um desenho bem cuidado e equilibrado. De inicio, as rodas pretas aro 16 e conteúdo dos Redline não devem ser vistos por aqui, o que seria uma lástima.

O REENCARNADO MONZA

Outra novidade da GM na China é o Monza (abaixo), sedã médio apresentado em versões Redline e RS. De linhas imponentes, ele retoma um nome largamente usado pela Chevrolet:  nos Estados Unidos de 1960 a 1969 como versão do Corvair; em 1962 no concept Corvair Monza GT e num fastback de 1975 a 1980. No no Brasil foi usado de de 1982 a 1996 em um carro que marcou época, sem contar a Opel, com um concept de 2013 e num elegante modelo de 1978 a 1986, de tração traseira.

O Monza chines tem 4,63 metros de comprimento e 2,64 m entre eixos e usa a nova plataforma Vehicle Strategy Set (VSS-F), que será aplicada em outros modelos da Chevrolet, Buick e Cadillac. Os motores também sofreram o processo de down grade: 1.0 turbo de 125 cv e torque de 17,3 mkgf, e 1.3 de 163 cv e 23,4 mkgf. O câmbio pode ser de seis marchas e dupla embreagem. A versão esportiva RS tem rodas de 17 pol, multimídia com tela de 8 polegadas e grupo de instrumentos digital. Não ha nenhuma possibilidade, por enquanto, desse reencarnado Monza chegar ao Brasil.


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