Classic Cars

Chevrolet Corvette: 16 conceitos de tirar o sono

Compartilhe!

Desde que o primeiro Corvette foi apresentado no “General Motors Motorama”, que aconteceu de 17 a 23 de janeiro de 1953, noWaldorf-Astoria Hotel de Nova Iorque, ficou famoso por sua abordagem de ponta dentro da Chevrolet, sempre com materiais e recursos inovadores. O primeiro Corvette foi também o primeiro carro de produção feito de fibra de vidro que a GM fabricou. E logo esses esportivos ganharam outros componentes impressionantes, como sistemas de injeção mecânica de combustível, suspensões traseiras independentes e freios a disco. Sem contar o visual sedutor.

por Ricardo Caruso, com “Motor Junkie”

Embora todos os Corvette de produção sempre tenham sido ou são interessantes, esta lista de AUTO&TÉCNICA se concentrará nos carros-conceito e protótipos. Desde o primeiro conceito Corvette dos anos 1950, o modelo conseguiu chocar e surpreender os entusiastas de carros com uma abordagem corajosa e desenhos ousados, na contra-mão do que a sempre conservadora Chevrolet buscava. Então, aqui estão os melhores Corvette os sonhos permitiram que fossem feitos.

1. CORVETTE CORVAIR 1954

Embora a Chevrolet tenha usado a plaqueta de identificação Corvair para o problemático modelo econômico da marca em 1959, em 1954 ela estava no interessante cupê Corvette. Só para lembrar, os primeiros Corvette eram todos roadsters, então um cupê Corvette fazia sentido e era um grande negócio . No entanto, apesar de parecer que estava pronto para entrar em produção, o Corvette Corvair simplesmente não estava nos planos dos chefões da GM da época. Infelizmente, os clientes do Corvette nunca tiveram a chance de comprar um cupêcomo este, elegante e atraente.

2. CORVETTE NOMAD 1954

Se o Corvette cupê não estava nos planos, imagine uma wagon. Em 1954, a Chevrolet apresentou o Corvette Nomad. Eles o chamaram de “Waldorf Nomad”, já que o carro fez sua estreia no Waldorf Astoria Hotel, de Nova Iorque. Curiosamente, era praticamente uma wagon Corvette . O desenho era tão marcante e diferenciado, que a Chevrolet apresentou a wagon Nomad de duas portas como parte da linha principal de modelos da Chevrolet apenas um ano depois, na voa companhia dos 115, 210 e Bel Air 1955. Além disso, o Corvette Nomad foi um dos carros-conceito mais populares do período dos “Motorama” promovidos pela GM.

3. CORVETTE SS 1957

O Corvette SS foi mostrado em 1957 como um carro de competição totalmente funcional. Na verdade, Zora Arkus Duntov, conhecido como o “Pai do Corvette”, desenvolveu o carro ele mesmo. Duntov era também piloto, e sempre quis criar a versão de competição definitiva. A gerência da GM permitiu que ele iniciasse um programa de corridas e o SS foi o primeiro carro que ele desenvolveu.

O Corvette SS trouxe consigo muitas estreias. Além disso, era um carro de corrida realmente capaz, estabelecendo o recorde da pista no “Sebring International Raceway”. Mas o mais importante, o SS foi o primeiro de uma longa linha de Corvette de competição que dominou as pistas de corrida em todo o mundo.

4. CORVETTE STINGRAY XP-87 1959

A história do Stingray Concept de 1959 é interessante, pois este carro era muito mais do que apenas mais um exercício de estilo. Na verdade, este Corvette não apenas apresentou o desenho do modelo de 1963, mas também o baseou no carro de corrida experimental Corvette SS de 1957. E ainda venceu o campeonato SCCA (Sport Cars Club of America) de 1960.

Usando uma carroceria de plástico leve reforçado com fibra de vidro, chassi de competição e muito alumínio, os engenheiros da Chevrolet conseguiram manter o peso em apenas 997 kg. Com seu motor 283V8 com injeção de combustível, entregava 315 cv. O Stingray Concept tinha desempenho fantástico, tornando-se bem-sucedido nas corridas. A GM até apresentou o carro no filme de Elvis Presley, “Clambake“, com uma pintura vermelha (imagem acima).

5. CORVETTE CONCEPT MAKO SHARK 1961

A maioria das pessoas conhece o estilo marcante do fantástico Corvette Stingray 1963, mas de onde ele veio? Bem, em 1961, a Chevrolet apresentou o Mako Shark Concept. Era um roadster com todas as características importantes de desenho dos Corvette. Mas o melhor de tudo é que ele ostentava uma pintura especial que lembrava um tubarão, azulado e cinza.

A lenda diz que o desenhista, Harley Earl, teve a ideia quando estava em uma viagem de pesca de tubarão. Quando ele retornou, ele torturou os funcionários do departamento de desenho da GM para conseguirem fazer a combinação de cores em degradê do peixe. O Mako Shark se tornou um dos conceitos mais marcantes da década, bem como um verdadeiro ícone do desenho automotivo.

6. CORVETTE CERV II 1964

No final dos anos 1950, a Chevrolet apresentou o “Chevrolet Engineering Research Vehicle II” ou apenas CERV II. Era um carro de corrida de corrida com um assento e o motor na parte de trás. Então, em 1964, depois que alguns cabeçudos da GM cancelaram o programa de corrida GS, Zora Arcus Duntov com sua equipe de desenhistase projetistas apresentou o CERV II .

O CERV II era o conceito totalmente funcional de um futuro carro de competição. Duntov sabia que o Corvette logo se aproximaria do limite de uma configuração de motor dianteiro, e então ele era um forte defensor da mudança para o layout com motor traseiro e da participação em corridas.

7. CORVETTE MAKO SHARK II 1965

Se o Mako Shark I foi a principal influência para a geração C2 do Corvette em 1961, o Mako Shark II foi o mesmo para o lendário C3. Eles o introduziram como um modelo de produção em 1968. No entanto, seu conceito data de 1965, quando surpreendeu o mundo automotivo com suas linhas sensuais, bordas afiadas e presença sugestiva. Bastava olhar para ele e saber que andava muito. Além disso, eles fizeram vários carros de exibição, um pouco diferentes uns dos outros. Alguns carros de exibição não eram funcionais, mas pelo menos um carro estava em condições de circular.

8. CHEVROLET ASTRO II XP-880 1968

Embora não tenham chamado esse conceito de “Corvette”, todos no “New York Auto Show” de 1968 sabiam que era o estudo da próxima geração do “carro esportivo favorito dos Estados Unidos”. Naquela época, Zora Arkus Duntov, engenheiro da Chevrolet, e Bill Mitchell, o chefe de desenho da GM, fizeram forte lobby para que o Corvette adotasse motor central para obter melhor distribuição de peso, equilíbrio e desempenho. Mas os altos custos assustaram os chefões da Chevrolet.

Assim, o Astro II foi um dos primeiros carros de uma longa linha de conceitos de motor central do Corvette. E por um tempo, parecia que a Chevrolet iria produzi-lo. O conceito era um protótipo totalmente funcional, com o motor posicionado atrás dos ocupantes. Era um V8 big block de 390 cv que acionava as rodas traseiras e dava ao Astro II números de desempenho convincentes. Menos para os executivos da GM…

9. CORVETTE ZL-1 1969

Embora parecesse uma versão do carro de produção, o Corvette ZL1 1969 era basicamente um carro experimental. Ele veio equipado com motor 427V8 especial, todo em alumínio, que havia sido projetado para corridas. Mas como eles nunca comercializaram o carro, a maioria dos revendedores nunca sequer soube que ele estava disponível. Parecia um Corvette 1969 big block de estoque, mas estava longe disso.

Apenas alguns técnicos da fábrica e pessoas bem informadas sobre as atividades da Chevrolet sabiam que o ZL-1 existia . No entanto, eles produziram apenas dois exemplares, mas o boato é que havia mais um.

10. CORVETTE AEROVETTE WANKEL CONCEPT 1973

O layout do motor central foi uma obsessão dos engenheiros da Corvette por décadas. Então, entre 1960 e 1977, havia cerca de 10 protótipos Corvette totalmente funcionais com esse tipo de powertrain. No entanto, um em particular é mais interessante do que os outros. E esse é o conceito Aerovette Wankel de 1973. A característica mais importante deste carro, como o nome diz, era o motor.

Era uma unidade Wankel -avançada- de quatro rotores, produzindo mais de 400 cv a partir de 390 pol3. No início dos anos 1970, a maioria dos fabricantes de automóveis experimentou motores rotativos Wankel. Eles estavam procurando uma alternativa mais barata, mais potente e eficiente aos motores de pistão padrão. A Chevrolet percebeu que seu carro mantinha o nível de potência daqueles motores V8 big block com a unidade Wankel, mas em um “pacote” muito mais leve e de maior rotação.

11. CORVETTE C3 TURBO 1973

O final dos anos 1970 foi uma época triste para os carros americanos de alto desempenho. Na verdade, todos os carros perderam potência e se tornaram cada vez menos interessantes, por conta de emissões e consumo que deveriam ser obrigatoriamente menores. E o Corvette não foi uma exceção. Então, para trazer um pouco de potência de volta, os engenheiros da Corvette projetaram o Corvette C3 Turbo como um protótipo de fábrica.

O carro usava um motor 350V8 L82 com turbocompressor e sistema de injeção de combustível da Cadillac. Alegadamente, o protótipo Turbo Corvette de 1979 poderia fornecer até 300 cv, o que era insano para os padrões da época. No entanto, você precisava de gasolina especoal, de competição, com 103 octanas, para atingir tal potência.

12. PROTÓTIPOS DO CORVETTE C4

O Corvette C4 foi o carro que salvou sozinho o Corvette de ruína, devido à recessão econômica, vendas baixas e falta de popularidade. Durante os últimos dois anos, a geração C3 foi uma piada com seu estilo requentado dos anos 1960. E embora viesse com um motor grande, produzia menos de 200 cv.

No entanto, em 1984, tudo mudou com a chegada do C4. Na verdade, aqueles protótipos e conceitos do C4 que a Chevrolet testou no início dos anos 1980 foram importantes para a história do Corvette. Foram aqueles carros que mostraram que a Chevrolet estava no caminho certo com um novo desenhio e suspensão melhorada, bem como números de desempenho muito atraentes.

13. CORVETTE CONAN ZR-12 1990

O chassi do C4 era um componente de última geração quando foi lançado em meados dos anos 1980. Durante toda a produção, a Chevrolet sabia que ele poderia lidar com muito mais potência do que a que estava sendo aplicada. Então, para testar exatamente quanta potência o chassi C4 poderia suportar, a equipe Corvette construiu o protótipo Conan ZR-12 .

Este Corvette personalizado tinha chassi 12,7 cm mais longo do que o original, bem como um enorme motor V12 sob o capô. O motor entregava 700 cv. E mesmo com esse tipo de potência sob o capô, o chassi C4 mais o motor V12 provou ser uma combinação perfeita.

14. CORVETTE CERV III 1990

Como sempre se soube, a Chevrolet de vez em quando tinha um lampejo e brincava com a ideia de um Corvette com motor central, isso desde os anos 1960. No entanto, no início dos anos 1990, parecia que eles finalmente apresentariam uma versão de rua com esse layout de produção. Então, a GM apresentou o conceito CERV III em 1990, e foi impressionante.

Era um supercarro de verdade, com velocidade máxima de 362 km/h e 650 cv , o que era impressionante. Além disso, vinha com tração nas quatro rodas e freios especiais. O protótipo parecia pronto, então todos esperavam que a Chevrolet apresentasse o CERV III como um modelo de produção. Mas, infelizmente, a GM mais uma vez decidiu não fazer isso.

15. CORVETTE STINGRAY CONCEPT 2009

Em 2009, a Chevrolet surpreendeu os jornalistas especializados e público automotivo com o irretocável Stingray Concept. Este foi um carro de exposição que eles projetaram para aparecer no filme “Transformers” , mas também o mostraram por toda a América. O Stingray Concept apresentava um belíssimo desenho, de inspiração retrô que lembrava de longe o lendário Corvette de 1963.

Por alguns anos, o público especulou que o Stingray seria o próximo Corvette C7. Mas como sabemos, a Chevrolet decidiu ir com um visual mais moderno para a geração C7, abandonando a rota retrô.

16. CORVETTE C8 2019

Após 67 anos de configuração de motor dianteiro/tração traseira e dezenas de protótipos com motor central nas últimas sete décadas, a Chevrolet finalmente apresentou um carro esportivo adequado do século XXI, na forma do Corvette C8. O C8 apresenta tecnologia totalmente nova, motor V8 montado central e novo desenho.

Eles apresentaram dezenas de protótipos pelos Estados Unidos, e o modelo de rua foi apresentado em julho de 2019. O novo modelo da geração C8 marcou o início de uma nova era para a Corvette e todos os seus admiradores. O da foto, circulando camuflado pelas ruas de Nova Iorque, trazia na porta um adesivo com a data de lançamento: 18 de julho de 2019.


Compartilhe!