Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Chevrolet Cruze 2020 chega com internet 4G a bordo

Compartilhe!

A Chevrolet apresentou a linha 2020 do Cruze, que chega às concessionárias em setembro, nos modelos sedã e Sport6 (hatch). Os preços só serão divulgados no mês que vem. A nova versão top de linha passa a ser a Premier –que substitui a LTZ– que vem com boas novidades além de retoques no visual, como frenagem automática de emergência e passa a ser o primeiro carro do mercado a oferecer Wi-Fi a bordo, com conexão feita pela Claro.

fotos Fábio Gonzales

A marca já havia flertado com essa tecnologia, na época um tanto precária. Em novembro de 2011 lançou uma série limitada do Agile, a Wi-fi, com apenas 1.000 exemplares vendidos.

Além das novidades do Cruze, o Campo de Provas da GM está completando 45 anos de atividades em meio a ampliações para o desenvolvimento de veículos e tecnologias de conectividade, segurança e eficiência energética. A promessa da marca é de que essas novidades vão estrear nos próximos lançamentos da Chevrolet no País.

O Cruze Premier é o primeiro carro com Wi-Fi nativo a bordo do mercado, ou seja, não usa a conexão de seu smartphone. A tecnologia proporciona conexão automática de alta velocidade para até sete dispositivos simultaneamente e a possibilidade de serviços conectados na tela do veículo, entre outras vantagens.

“Estamos acostumados a acessar o Wi-Fi em casa, no trabalho, no restaurante. Por que não no carro? Estudos mostram que o brasileiro é um dos mais conectados do mundo e passa, em média, duas horas e meia por dia no trânsito de grandes centros. O Wi-Fi a bordo muda completamente a experiência do usuário no automóvel”. Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Além de não precisar usar o plano de dados de seu smartphone para acessar a internet, o usuário do Cruze Premier ainda tem à disposição intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão – e quanto maior a velocidade de deslocamento, maior é a percepção da estabilidade de sinal.

No caso do Cruze Premier, o sistema de internet Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo -que utiliza cerca de 1,3 kms de fios-, permitindo assim melhor funcionamento, máximo nível de segurança cibernética e acesso no futuro a serviços conectados na tela do painel, como aplicativos que já existem hoje para smartphones.

O multimídia MyLink do Cruze Premier agora é de nova geração. Ganhou melhor resolução gráfica para a tela de 8 polegadas, mais velocidade de processamento e novas funcionalidades, entre elas navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e ícone para agendamento online de revisão.

O novo MyLink permite ainda o pareamento via bluetooth simultâneo de até dois celulares, traz mais uma entrada USB no console dianteiro, carregamento wireless compatível com maior gama de celulares e introduz o sistema para reconhecimento do motorista –o carro identifica qual de suas chaves eletrônicas está no comando e automaticamente ajusta o conteúdo da tela para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio etc). Tudo isso mantendo a compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay de espelhamento de smartphones.

Apesar dos serviços poderem ser independentes, o Wi-Fi utiliza-se da estrutura do sistema OnStar, outro item exclusivo do Cruze em seu segmento. A Claro é a empresa provedora do sinal para o Wi-Fi dos veículos Chevrolet. A parceria da Claro com a GM começou em 2015 no Brasil quando a Chevrolet lançou o OnStar.

Entre outros benefícios, o OnStar é capaz de identificar que o veículo se envolveu em um acidente e contatar a central 24h para providenciar resgate automático, se necessário. Há também assistência na recuperação veicular em caso de roubo ou furto e apoio em caso de problemas mecânicos cobertos pelo Chevrolet Road Service. Os dois sistemas são pagos, e para a internet são quatro “pacotes” diferentes. Como degustação, a Chevrolet oferecerá um período de três meses gratuito, com 3 GB de limite, e depois será cobrado mensalmente a partir de R$ 29,90.

Com isso, a GM é a empresa líder em conectividade, com a maior frota de carros conectados do mundo; são mais de 11 milhões de veículos em circulação.

O Cruze Premier chega às a partir de setembro nas carrocerias sedã e Sport6. A nova configuração top de linha do modelo traz ainda atualizações visuais. O acabamento interno está mais sofisticado, com destaque para os revestimentos premium em preto e marrom claro (castanho para alguns e “cognac” para os que gostam de frescuras).

Botão para desabilitar o sistema Stop/Start (que desliga temporariamente o motor em paradas de semáforos, por exemplo, para economizar combustível); câmera de ré de alta definição e novos equipamentos, como o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres são outras novidades do modelo. Em relação à mecânica, nada mudou e nem precisava, continuando com o mesmo 1.4 turbo de até 24,5 mkgf de torque e 153 cv de potência máxima, com etanol.

A versão Premier traz também os sistemas que já equipavam o Cruze, como o alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e  assistente de permanência em faixa.

O Cruze Premier traz mudanças estéticas alinhadas com a mais recente linguagem de desenho global da marca. As alterações começam pela parte frontal do veículo, que traz novos para-choque, luzes auxiliares e grade. A tradicional “gravatinha” Chevrolet ganha destaque por estar agora mais centralizada e posicionada sobre uma moldura cromada que divide as duas entradas de ar. As grades trazem novos elementos estéticos internos.

No sedã, a grade tem ar mais sóbrio e refinado pelo efeito dos filetes cromados. Já na configuração Sport6, o que mais chama a atenção são os apliques nas extremidades do para-choque que acomodam as luzes auxiliares, conferindo aspecto mais agressivo.

Na lateral, as rodas aro 17 exclusivas da versão Premier trazem acabamento diamantado na superfície e pintura escurecida na parte interna. Um friso cromado na base da área envidraçada ressalta a linha de cintura elevada e a silhueta do carro.

Na traseira, a novidade fica por conta das lanternas. Elas agora extrapolam o limite da carroceria, criando um interessante efeito 3D. As lentes e a disposição dos elementos internos também foram retrabalhadas para receber uma nova assinatura luminosa em LED.

Por dentro, o grande diferencial do Cruze Premier está no acabamento mais refinado com a combinação de cores preto e castanho. Estes revestimentos premium dos painéis, bancos, volante e até teto são inéditos na linha gama e foram inspirados em veículos de alto luxo da marca.

Todo este cuidado também é visto na execução das costuras pespontadas dos assentos e nos apliques que valorizam o ambiente. À noite, os LEDs do painel e o novo grafismo do computador de bordo digital no centro do quadro de instrumentos criam uma atmosfera especialmente aconchegante.

Agile Wi-Fi 2011: quem lembra dele?

Pensadas para combinar com o interior em preto e castanho, duas novas opções de cores para a carroceria estão sendo lançadas com o Cruze Premier: o Marrom Capuccino e Azul Eclipse, este mais escuro.

“O Cruze Premier traz consigo o máximo em sofisticação e tecnologia que esta versão simboliza para a Chevrolet. Além disso, é um produto comercialmente estratégico para a companhia, pois atende um consumidor bastante específico, que não abre mão da performance e do prazer ao dirigir característicos dos carros médios da marca”. Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto da GM.

Outra característica de mercado determinante que guiou o desenvolvimento do Cruze Premier foi o fato de a procura pelas versões mais sofisticadas do modelo terem duplicado nos últimos anos. Saltaram de 25% do mix de 2015 para mais de 55% até o fechamento do primeiro semestre deste ano.

Sistema de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por controle remoto para prévia climatização da cabine, sistema de som de alta definição e banco do motorista com ajustes elétricos são apenas algumas das conveniências disponíveis para estas configurações.

Com todas estas novidades, incluindo o sistema Wi-Fi, o Cruze Premier chega para complementar a linha do modelo no País e inaugura um novo patamar de sofisticação e conectividade no mercado.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *