Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Chevrolet Onix: campeão de vendas. Mas não de segurança?

Compartilhe!

O Chevrolet Onix é o carro mais vendido no Brasil há dois anos, mas também está entre os mais inseguros e perigosos. Quem concluiu isso foi o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), numa segunda avaliação do modelo, que apresentou resultado abaixo do esperado.

onix

O hatch da Chevrolet foi submetido ao teste de impacto lateral e recebeu “zero estrela” na proteção do ocupante adulto e “três estrelas” em relação à proteção do ocupante infantil. Realizado de acordo com o novo protocolo da entidade em vigor desde 2016, o teste de impacto lateral é feito a 50 km/h.

De acordo com o Latin NCAP, o teste de impacto lateral mostrou compressão elevada no peito do passageiro adulto. Além disso, os resultados demonstraram que o hatch não passaria pelos requerimentos básicos da regulamentação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95).

Já a proteção para o passageiro infantil no impacto recebeu “três estrelas” em cinco possíveis. O hatch também não oferece cinto de segurança de três pontos (só de apenas dois pontos) na posição central traseira. Outra agravante: a porta traseira direita se abriu durante o teste.

chevrolet-onix-crash-test

O último teste feito com o Chevrolet Onix pelo Latin NCAP aconteceu em 2014, ainda no antigo protocolo. Na ocasião, o hatch foi submetido à prova de impacto frontal e recebeu “três estrelas” para proteção de adultos e duas em relação ao ocupante criança.

De acordo com o órgão que fez a avaliação, “foram observadas estruturas perigosas na zona do painel que poderiam impactar contra o joelho do motorista e do acompanhante”. Nas colisões laterais, a proteção para a região peitoral foi reduzida e pobre para o peito dos ocupantes, já que não há elementos de absorção de energia nas portas e nos painéis inferiores.

images (1)

Segundo o Latin NCAP, “o veículo mostrou uma penetração alta da barreira móvel que provocou alto deslocamento do pilar B e do banco dos passageiros. Isso questiona a capacidade do veículo de proporcional melhor proteção lateral mesmo contando com airbags laterais”. Os airbags frontais  -obrigatórios por lei- são os únicos oferecidos na dupla Onix e em seu sedã Prisma.

Porta traseira direita se abriu no teste de colisão.

A Proteste, associação de defesa do consumidor, se manifestou e emitiu comunicado onde condena o resultado obtido pelo Onix nos testes e pede a suspensão das vendas do carro. Segundo a Proteste, o carro está em desacordo com as normas de segurança exigidas em outros mercados, além de expor os passageiros a riscos devido a abertura da porta na colisão.

“De acordo com os resultados do teste, foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos Estados Unidos (FMVSS214). Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A Proteste, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado”, afirmou Henrique Lian, gerente de relações institucionais e mídia da Proteste.

O que a Chevrolet diz a respeito:

“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul”.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *