Chevrolet renova SUV: sai a Captiva, entra o Equinox
Sai de cena o veterano SUV Chevrolet Captiva, entra o Equinox. A GM ainda não confirmou oficialmente, mas AUTO&TÉCNICA apurou que o novo SUV médio da marca será mesmo o Equinox, posicionado entre o Tracker e a Trailblazer. De porte médio, é feito a partir da plataforma D2XX, a mesma do novo Cruze. Será fabricado em Rosario, na Argentina, de onde já saem os Cruze (sedã) e do Cruze Sport6 (hatch) vendidos por aqui.
Este deverá o ser o único carro totalmente novo da Chevrolet no Brasil para 2017, conforme a GM anunciou no final do ano. O Equinox é o terceiro produto do “Projeto Phoenix” da marca para a Argentina, que exigiu investimentos na fábrica de Rosario para a produção de três modelos. Cruze e Cruze Sport6 já chegaram, agora é a vez do SUV.
O interior remete direto ao do Cruze. O Chevrolet Equinox é um sucesso de vendas no mercado norte-americano. Já está em sua terceira geração. Tem tem 4,65 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e distância entre-eixos de 2,73 m. O Cruze usa o 1.4 Ecotec de 153 cv, e o Equinox tem duas opções de motores: 1.5 turbo de 173 cv e 28 mkgf ou 2.0 turbo de 256 cv e 36 mkgf. No mercado norte-americano também existe a opção do 1.6 turbodiesel de 137 cv e 32 mgf.
Nos Estados Unidos, o Equinox começa em US$ 25 mil, ou cerca de R$ 82 mil, mas aqui é possível apostar em bem mais de R$ 125 mil para a versão top de linha; nos mercado norte-americano ele é oferecido nas versões L, LS, LT e Premium, com tração dianteira ou integral. Esse sistema de tração nas quatro rodas poderá ser oferecido no SUV argentino.
O lançamento do Equinox não está confirmado oficialmente e por isso não se fala em data, mas deverá acontecer no segundo semestre.