Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

China: as impressionantes cópias do Salão de Shangai

Compartilhe!

O Salão Automóvel de Shangai, como sempre, tem semelhança com muitas bugigangas chinesas no que diz respeito a material de baixa qualidade. Mas também há carros bons, ou com  potencial para serem bons. E cópias, muitas cópias, para todos os gostos.

Parece que não há regras e nem limites no “car boom” que acontece na China: só no ano passado foram 18,4 milhões de unidades vendidas. Os fabricantes chineses, na pressa de alcançarem o estilo e qualidade de seus produtos diante das marcas tradicionais, copiam tudo que dá para aplicar em seus modelos. Em especial o desenho. Cópia ou não, é um processo de “gourmetização” do mais baixo nível, mas que pode enganar muita gente. Não fosse isso, não fariam mais tantas cópias de Rolex, Nike, Adidas e Abercrombie para inundar o mundo.

Se existe um modelo de sucesso que não tem sido poupado de cópias de desenho, é o Range Rover Evoque, da Land Rover. O martírio dos plágios vai tão longe que a própria marca chinesa que o produz se deu ao luxo de batizá-lo singelamente de Land Wind. O Land Wind X7 esteve presente em Xangai para que pudesse ser apreciado pelos fãs das cópias chinesas.

Landwind X7

LandWind X7 (2)

Licenças de produção? Isso não existe na China, como também não existe qualquer acordo entre a norte-americana Hummer e a Dongfeng. Sem problemas. O fabricante chinês não se acanhou e parece estar muito a vontade com a reprodução do Hummer H1, que por lá se chama EQ2050, designação muito genérica para o estilo tão particular do Hummer.

Dongfeng EQ2050

Para quem não conhece, a Qoros chinesa usa recursos de engenharia européia para tentar conquistar o Velho Continente. Pois bem, a Qoros estava indo bem, até escorregar e surpreender em Shangai com o conceito Qoros 2 SUV.

As linhas bem definidas até dão algum estilo ao modelo, mas num olhar mais atento é possível reparar que a Qoros foi buscar inspiração na linguagem de desenho da Cadillac, lançada em 2001. É difícil não ver semelhanças entre a frente do Qoros 2 SUV e o Cadillac Escalade, e se olharmos a traseira, torna-se óbvio que o Cadillac SRX, foi o alvo da “inspiração”. Nada mais justo, afinal o que é bom deve ser copiado. Pelo menos é assim que os chineses pensam.

Qoros-2-SUV-PHEV-Concept-1
Qoros-2-SUV-PHEV-Concept-2-1250x600

Continuando nesta caça às cópias, a Lifan levou até Shangai o seu mais recente SUV, o X70. Não, não é parecido com a Volvo XC70, como o nome sugere, mas podia. Na verdade o visado deste xerox foi o Land Rover Discovery Sport, recentemente lançado e já com um sósia mal parido no calcanhar.

Lifan X70
Lifan X70 2

Mas não fica por aqui o calvário da Land Rover, que parece ser digna de verdadeira idolatria de desenho por parte dos construtores chineses. Prova disso é o “novíssimo” Hongqi LS5, interpretação local do anterior Range Rover. Acreditem, no interior a coisa não difere muito.

Hongqi LS5

Outra empresa chinesa conhecida pelos seus modelos semelhantes, nesse caso aos Mercedes-Benz, é a BAIC, e desta vez também não houve perdão ou vergonha: o modelo BJ80 apresentou-se numa versão safári. Até aí nada demais, se o BJ80 não fosse incrivelmente parecido com a Mercedes Classe G.

BAIC-BJ80-3
Baic bj80

O grupo Chrysler também não foi poupado, e mais uma vez a vítima é a Jeep, que viu a cópia quase integral da sua linha. Começamos pelo Beijing Auto BJ40L que diante de um Jeep Wrangler Limited parece ter saído da mesma prancheta. Se alguns criticaram o novo visual do Jeep Cherokee, os chineses da Beijing Auto gostaram tanto, que devem ter decidido produzir o BJ20 em sua homenagem.

Beijing auto bj40l
Beijing Auto BJ20

Em cidades com um trânsito caótico, como é Pequim, seria normal que no Salão de Shangai os fabricantes chineses apresentassem modelos de dimensões urbanas, aptos a circular em espaços reduzidos e de estacionamento fácil. Pois bem, existe uma variedade de modelos nessa linha, mas vamos apenas mencionar um, o Zotye E30 EV. Este modelo merece destaque por ser algo nunca antes visto, pois além de ser igual ao Smart Fortwo, consegue ter o interior hitech digno dos Tesla Model S.

smart-chinoise-03zotye-e30-china-ev-3-750x472

Deixamos o melhor para o final: o resultado de uma tórrida noite de amor entre uma Ferrari F12 e um Porsche Cayman S. Não vamos falar mais nada a respeito, admirem a cara de pau do Suzhou Eagle, onde até o emblema da marca é muito familiar.

Suzhou_Eagle 3
Suzhou Eagle 2

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español