Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Chinesa SOL, (JAC + VW), apresenta o E10X, urbano e elétrico

Compartilhe!

A aliança sino-germânica entre a JAC e a Volkswagen continua rendendo bons frutos na China. Isso é excelente para o Grupo alemão, que continua aumentando a sua quota de mercado com veículos elétricos muito interessantes e acessíveis para uso urbano. A VW e a JAC criaram a marca SOL, para carros elétricos naquele mercado; no início, em 2018, a SEAT era o braço da VW com os chineses da JAC, mas agora a própria VW assumiu posição na parceria.

por Ricardo Caruso

O SOL E10X se posiciona como modelo de entrada e, assim como o E20X , toma como ponto de partida um produto já bem amortizado, como o JAC S1, a versão elétrica do nosso conhecido J2. Para mantê-lo atualizado, a frente foi modificada, novas lanternas traseiras foram adicionadas e o interior foi completamente renovado. O resultado é muito bom.

O novo E10X pode ser adquirido com dois tipos de motores elétricos. O mais simples tem 41 cv de potência e 9,5 mkgf de torque, enquanto o mais interessante para quem quer melhor desempenho estará associado ao motor de 61 cv com 15 mkgf. Em ambos, a caixa de câmbio é automática e a velocidade máxima limitada a 105 km / h.

É surpreendente ainda que os usuários possam optar por três baterias de fosfato de ferro-lítio. O mais simples tem capacidade de 15 kWh, o intermediário vai até 19,7 kWh e o mais esperto tem 30,2 kWh . A autonomia anunciada é de 150, 200 e 302 km respectivamente.

Para não aumentar o preço, o nível de equipamentos é bastante enxuto nas unidades básicas. Por exemplo, eles incluem apenas freios ABS, airbag do motorista e fixação ISOFIX . Para que haja airbag para o passageiro e controle eletrônico de estabilidade, será necessário escolher os níveis de acabamento mais completos.

Assim, eles também podem incluir itens como ar condicionado, rodas de liga-leve, vidros elétricos nas quatro portas, controle remoto, espelhos elétricos , sensor de estacionamento traseiro, acesso e partida sem chave, GPS, cruise control navegador, câmera traseira, carregador de celular sem fio etc.

Conforme anunciado pela SOL, o novo E10X chega às lojas na China com preços que variam ao equivalente a US$ 6 mil e 11 mil, dependendo do motor, acabamento e bateria escolhidos. É um custo competitivo, que certamente permite que se torne um produto popular em algumas cidades daquele país.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español