Christian von Koenigsegg recompra seu primeiro carro: um MX-5 Miata 1992
Existiu um tempo em que os carros eram memoráveis, por mais simplórios e mal feitos que fossem. Assim foi com a música, futebol, Formula 1… Qual foi seu primeiro carro? Quantos gostariam de voltar a ter o seu primeiro carro? Christian von Koenigsegg foi atrás e voltou a dirigir o seu Mazda MX-5 (que em alguns mercados, inclusive Brasil, era conhecido por Miata).
Christian von Koenigsegg não é diferente de nenhum de nós, e sempre sentiu saudades de seu primeiro carro… Tratava-se de um Mazda MX-5 NA 1992 e, recentemente, após anos de afastamento, conseguiu novamente adquiri-lo.
É compreensível, devem ser muitos os que gostariam também de fazer isso. O primeiro carro é sempre o primeiro e tem lugar reservado na memória e no coração de cada um. Mesmo quando o trocamos por outros mais caros e modernos ou mais eficientes em qualquer aspecto. O primeiro carro, que na maior parte dos casos coincide com a obtenção da carta de habilitação, é aquele que costuma povoar as memórias mais duradouras.
Minutos depois, já falava ao telefone com o próprio Koenigsegg, que falou com o dono do carro. De acordo com Christian em declarações aos jornalistas, para voltar a ter o seu primeiro carro teve que colocar a mão no bolso, pagando preço a ficar acima da tabela (o valor não foi divulgado, mas não é um carro tãò caro assim, ainda mais pra quem lida com milhões de dolares).
Pouco interessa agora, já que Christian von Koeingsegg aproveitou e curtiu estar de volta ao volante do seu primeiro carro nos, ainda mais nos meses mais quentes do verão. A condição do carro estava muito boa e ele continua a achá-lo tão agradável de dirigir como ele se lembrava. Isso não tem preço.
Um Mazda MX-5 está muito longe dos “monstros” que a Koenigsegg faz. Um é conhecido pela sua agilidade e diversão, apesar da falta de potência; os outros são conhecidos pela seu absurdo desempenho e muita, muita potência mesmo.
No entanto, aparentemente, alguma característica do MX-5 parece “contaminar” os Koenigsegg. De acordo com Christian, “as pessoas reconhecem os Koenigsegg em especial pela sua potência mas, de muitas maneiras, não é a nossa principal prioridade. Ou seja, nós priorizamos muito mais que nossos carros sejam divertidos e excitantes de dirigir”.
E ser divertido de dirigir é a essência do MX-5 desde a sua criação, mesmo tendo pouca potência. Uma lição que Christian von Koenigsegg quer manter mesmo quando desenvolve carros super potentes.