Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Christian von Koenigsegg recompra seu primeiro carro: um MX-5 Miata 1992

Compartilhe!

Existiu um tempo em que os carros eram memoráveis, por mais simplórios e mal feitos que fossem. Assim foi com a música, futebol, Formula 1… Qual foi seu primeiro carro? Quantos gostariam de voltar a ter o seu primeiro carro? Christian von Koenigsegg foi atrás e voltou a dirigir o seu Mazda MX-5 (que em alguns mercados, inclusive Brasil, era conhecido por Miata).

Christian von Koenigsegg não é diferente de nenhum de nós, e sempre sentiu saudades de seu primeiro carro… Tratava-se de um Mazda MX-5 NA 1992 e, recentemente, após anos de afastamento, conseguiu novamente adquiri-lo.

É compreensível, devem ser muitos os que gostariam também de fazer isso. O primeiro carro é sempre o primeiro e tem lugar reservado na memória e no coração de cada um. Mesmo quando o trocamos por outros mais caros e modernos ou mais eficientes em qualquer aspecto. O primeiro carro, que na maior parte dos casos coincide com a obtenção da carta de habilitação, é aquele que costuma povoar as memórias mais duradouras.

O Mazda MX-5 de Koenigsegg também deve ter marcado. Basta recordar que quando configurou um hipotético Regera para si, se inspirou exatamente no seu bem mais modesto MX-5. A primeira palavra que nos ocorre nesse caso é sorte. Um dos seus funcionários, gestor de transportes da empresa, visitou uma exposição de carros antigos na ilha sueca de Öland, há mais de oito meses. Ali, cruzou com um Mazda MX-5 de cor preta que tinha uma placa com a indicação “Este carro já foi o carro de Christian von Koenigsegg”.

Minutos depois, já falava ao telefone com o próprio Koenigsegg, que falou com o dono do carro. De acordo com Christian em declarações aos jornalistas, para voltar a ter o seu primeiro carro teve que colocar a mão no bolso, pagando preço a ficar acima da tabela (o valor não foi divulgado, mas não é um carro tãò caro assim, ainda mais pra quem lida com milhões de dolares).

Christian von Koenigsegg com a sua mulher e o Mazda MX-5. Fonte: Facebook
Christian von Koenigsegg no momento em que recebeu de volta as chaves do seu primeiro carro.

Pouco interessa agora, já que Christian von Koeingsegg aproveitou e curtiu estar de volta ao volante do seu primeiro carro nos, ainda mais nos meses mais quentes do verão. A condição do carro estava muito boa e ele continua a achá-lo tão agradável de dirigir como ele se lembrava. Isso não tem preço.

Um Mazda MX-5 está muito longe dos “monstros” que a Koenigsegg faz. Um é conhecido pela sua agilidade e diversão, apesar da falta de potência; os outros são conhecidos pela seu absurdo desempenho e muita, muita potência mesmo.

No entanto, aparentemente, alguma característica do MX-5 parece “contaminar” os Koenigsegg. De acordo com Christian, “as pessoas reconhecem os Koenigsegg em especial pela sua potência mas, de muitas maneiras, não é a nossa principal prioridade. Ou seja, nós priorizamos muito mais que nossos carros sejam divertidos e excitantes de dirigir”.

E ser divertido de dirigir é a essência do MX-5 desde a sua criação, mesmo tendo pouca potência. Uma lição que Christian von Koenigsegg quer manter mesmo quando desenvolve carros super potentes.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español