Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Christian von Koenigsegg recompra seu primeiro carro: um MX-5 Miata 1992

Compartilhe!

Existiu um tempo em que os carros eram memoráveis, por mais simplórios e mal feitos que fossem. Assim foi com a música, futebol, Formula 1… Qual foi seu primeiro carro? Quantos gostariam de voltar a ter o seu primeiro carro? Christian von Koenigsegg foi atrás e voltou a dirigir o seu Mazda MX-5 (que em alguns mercados, inclusive Brasil, era conhecido por Miata).

Christian von Koenigsegg não é diferente de nenhum de nós, e sempre sentiu saudades de seu primeiro carro… Tratava-se de um Mazda MX-5 NA 1992 e, recentemente, após anos de afastamento, conseguiu novamente adquiri-lo.

É compreensível, devem ser muitos os que gostariam também de fazer isso. O primeiro carro é sempre o primeiro e tem lugar reservado na memória e no coração de cada um. Mesmo quando o trocamos por outros mais caros e modernos ou mais eficientes em qualquer aspecto. O primeiro carro, que na maior parte dos casos coincide com a obtenção da carta de habilitação, é aquele que costuma povoar as memórias mais duradouras.

O Mazda MX-5 de Koenigsegg também deve ter marcado. Basta recordar que quando configurou um hipotético Regera para si, se inspirou exatamente no seu bem mais modesto MX-5. A primeira palavra que nos ocorre nesse caso é sorte. Um dos seus funcionários, gestor de transportes da empresa, visitou uma exposição de carros antigos na ilha sueca de Öland, há mais de oito meses. Ali, cruzou com um Mazda MX-5 de cor preta que tinha uma placa com a indicação “Este carro já foi o carro de Christian von Koenigsegg”.

Minutos depois, já falava ao telefone com o próprio Koenigsegg, que falou com o dono do carro. De acordo com Christian em declarações aos jornalistas, para voltar a ter o seu primeiro carro teve que colocar a mão no bolso, pagando preço a ficar acima da tabela (o valor não foi divulgado, mas não é um carro tãò caro assim, ainda mais pra quem lida com milhões de dolares).

Christian von Koenigsegg com a sua mulher e o Mazda MX-5. Fonte: Facebook
Christian von Koenigsegg no momento em que recebeu de volta as chaves do seu primeiro carro.

Pouco interessa agora, já que Christian von Koeingsegg aproveitou e curtiu estar de volta ao volante do seu primeiro carro nos, ainda mais nos meses mais quentes do verão. A condição do carro estava muito boa e ele continua a achá-lo tão agradável de dirigir como ele se lembrava. Isso não tem preço.

Um Mazda MX-5 está muito longe dos “monstros” que a Koenigsegg faz. Um é conhecido pela sua agilidade e diversão, apesar da falta de potência; os outros são conhecidos pela seu absurdo desempenho e muita, muita potência mesmo.

No entanto, aparentemente, alguma característica do MX-5 parece “contaminar” os Koenigsegg. De acordo com Christian, “as pessoas reconhecem os Koenigsegg em especial pela sua potência mas, de muitas maneiras, não é a nossa principal prioridade. Ou seja, nós priorizamos muito mais que nossos carros sejam divertidos e excitantes de dirigir”.

E ser divertido de dirigir é a essência do MX-5 desde a sua criação, mesmo tendo pouca potência. Uma lição que Christian von Koenigsegg quer manter mesmo quando desenvolve carros super potentes.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *