Cinco carros que você não vai dirigir em 2017
Se 2016 foi um bom ano para os supercarros -com o aparecimento do Ford GT, Honda NSX, Lamborghini Aventador S, Ferrari LaFerrari Aperta, Bugatti Chiron e McLaren 675LT Spider- 2017 não será diferente, com cinco modelos que vão fazer você sonhar. Mas, lamente, você muito provavelmente não irá dirigir nenhum deles.
Conheça quais são estes superesportivos, muitos ainda na fase de desenvolvimento e testes. A única certeza -além de você não irá acelera nenhum deles- é que custarão verdadeiras fortunas
Mercedes AMG Project One
A Mercedes se apoia na AMG para fazer carros cada vez mais “super” e, no papel, capazes de rivalizar com a Ferrari. Lembramos o SLR McLaren, que queria incomodar o Enzo –e que não chegou a tanto– seguiudo do SLS para rivalizar com o 599 GTB e, agora, lançou o GT como arma para enfrentar o Ferrari 488 GTB.
Mas, agora, a conversa é outra, e a Mercedes AMG decidiu entrar pesado na briga, preparando não um super carro, mas sim um hiper carro, denominado Project One, com muita inspiração nos trabalhos da Fórmula 1 e funcionando como presente de aniversário pelos 50 anos da AMG. O motor será derivado da F-1, 1.6V6 turbo e híbrido, esperando-se nada menos que 1000 cv de potência desta obra-prima tecnológica.
O carro será mostrado no Salão de Frankfurt, e os boatos indicam que é um verdadeiro carro de pista homologado para andar nas ruas. Como é hábito, só serão produzidas cerca de 200 unidades, por preço que ficará na casa dos US$ 2,5 milhões.
Aston Martin AM-RB 001
A marca britânica conseguiu o impossível, pois tem um acordo técnico com a Mercedes AMG para o desenvolvimento dos seus carros de rua, mas está ligada à RedBull na Fórmula 1, equipe que utiliza motores Renault, ou Tag Heuer, e é a grande rival da Mercedes na categoria. Para não ficar atrás da Mercedes, a Aston Martin também tem em desenvolvimento um carro inspirado na F-1, sendo desenvolvido em conjunto com a RedBull e o seu mestre tecnológico, Adrian Newey.
Numa verdadeira avalanche de talento, juntaram-se Newey e o responsável pela engenharia da Aston Martin, Marek Reichman. Como a RedBull não tem motor próprio, o AM-RB 001 terá tudo aquilo que o liga à Fórmula 1, de forma semelhante à do Mercedes AMG Project One e etiqueta de preço semelhante, mas no motor tiveram de recorrer ao V12 aspirado usado no Vulcan, e não o novo V12 turbo desenvolvido em colaboração com a… Mercedes! Tão simples como entender um quadrado circular.
O carro será revelado ainda este ano e promete desempenho absurdo, graças a um chassis inovador e suspensões “by wire”!
McLaren 720S
O lançamento de muitos modelos e a renovação rápida dos existentes tem permitido um crescimento sustentado da McLaren. O original MP4-12C lançou as bases, não sendo um exercício totalmente definitivo, sendo substituído rapidamente pelo 650S e deixando cair do nome o prefixo MP4.
A verdade é que desde 2011, o modelo de ëntrada” da marca (se é que isso possa existir) vai ter a terceira geração chegando ao mercado daqui um ano. Conhecido por P14, o próximo superesportivo da McLaren se chamará 720S. O que significa que o motor 3.8V8 biturbo desenvolvido pela própria McLaren terá cerca de 720 cv, o que dará enormes dores de cabeça aos donos de Ferrari 488 GTB e Lamborghini Huracan.
O carro terá um chassis especial e suspensões inteligentes, como já acontece com outros McLaren. O modelo vai ser mostrado no Salão de Genebra daqui alguns dias.
Chevrolet Corvette C8
Será que, finalmente, a General Motors vai mostrar o já “famoso por ainda nao existir” Corvette de motor central? Será que o novo carro irá substituir a atual geração, abrindo um novo capítulo na história dos “muscle car” norte-americanos? Depois da Ford abrir a sessão de hostilidades com o muito bem sucedido Ford GT, a GM deverá olhar para isso com algum carinho e libertar do seu estado moribundo o “Zora”, nome-código do Corvette de motor central traseiro.
Se todos os planetas se alinharem, a engenharia funcionar e Donald Trump permitir, o novo Corvette terá motor 6.0V8 aspirado e poderá aposentar os Corvette feitos de plástico que todos adoram. Ou então, a GM não mostra o carro e no seu lugar surge mais uma versão do Corvete “normal”.
Pagani Huayra Roadster
Dizem que os últimos serão os primeiros, e no caso do Pagani Huayra (que nome mais estranho…) isso é verdade, pois o carro será revelado na sua forma final já no Salão de Genebra. A versão conversível do Huayra não será apenas a remoção do teto, mas sim algo mais elaborado. Acredita-se que o modelo será ainda mais extremo que a versão cupê, com mais potencia e alterações na carroceria. O motor 6.0V12 biturbo, Mercedes AMG, deverá ter cerca de 750 cv.