Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Cinco obras de arte da falida Bertone

Compartilhe!

Há alguns dias publicamos aqui no site a notícia de que a Bertone estava a caminho da falência, e de maneira irreversível. Uma tristeza para quem gosta de automóveis. Por isso, selecionamos cinco carros que consideramos obras de arte do design da empresa. Sem dúvida, Bertone foi um artista que soube como ninguém equilibrar beleza com engenharia. Confira.

Lamborghini Miura

lamborghini miura

A Lamborghini Miura é um dos carros mais importantes da marca italiana. É um esportivo com motor V12 central, com potência máxima de 380 cv (no caso da P400SV). Quando chegou ao mercado exibindo suas belas linhas, no final dos anos 1960, deixou fabricantes como a Ferrari de boca aberta. Não existia nada parecido nas ruas.

Fiat / Seat 850 Spider

fiat 850 spider

O Fiat 850 Spider era um pequeno conversível baseado no Fiat 850, com interessante carroceria desenhada por Bertone. Na Espanha existiu a versão Seat 850 Spider.

Lancia Stratos

lancia stratos

A Lancia Stratos é considerada por muitos como o melhor desenho feito por Bertone. Começou a ser produzida em 1973 e até hoje seu desenho causa espanto. Para muitos, lembrava uma nave espacial sobre rodas. Tem desenho perfeito e foi campeã mundial de rali. Esta é a essência desta Lancia.

Alfa Romeo Montreal

alfa romeo montreal

Esta Alfa Romeo, batizada de Montreal, foi apresentada no Salão de Genebra de 1970, com carroceria que transborda agressividade. O esportivo usa motor 2.6V8 situado na parte dianteira, com  potência máxima de 200 cv. Apesar de não ser um número que hoje impressiona, é importante ressaltar que ela pesa apenas 1.270 kg, o que significa a interessante relação peso/potência de 6,35 kg/cv.

Lamborghini Countach

lamborghini countacj

A Lamborghini Countach é outros dos memoráveis desenhos da Bertone. O superesportivo esteve à venda de 1973 a 1990, e é um dos carros com mais personalidade de todos os tempos. Como uma boa Lamborghini merece, usava motor V12 que, em sua versão mais potente, tinha 455 cv.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español