Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Citroën aciona a Polestar na briga pelo logotipo

Compartilhe!

A verdade é que poucos tinham percebido, e agora, depois de divulgado, podemos enxergar o problema. Os advogados da Citroën e PSA levaram o logotipo da Polestar, a marca eletrificada e de alto desempenho da Volvo, aos tribunais. Motivo? Buscar na justiça a comprovação das semelhanças dos logotipos da Polestar e da Citroën .

A Citroën usa o duplo “V” desde o início da marca em 1919, simbolizado a engrenagem bi-helicoidal – isso mesmo – desenvolvida e aplicada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da empresa francesa.

O logotipo da Polestar é mais recente, e surgiu em 2017, quando o fabricante sueco e seu proprietário Geely (chinês) decidiram criar a marca elétrica e de alto desempenho com base na tecnologia do Grupo.

Embora o logotipo da Polestar evoque as estrelas polares da Terra -daí o nome da empresa-, a Citroën acredita que é uma reinterpretação ou cópia de seu símbolo e que fere a sua marca, e também a DS  (abaixo) cujo logotipo também é inspirado no duplo “V”.

Embora seja difícil identificar as semelhanças e não se acredite que clientes em potencial possam confundir os modelos de uma marca com os de outra, um tribunal de Paris acatou a  ação .

O juiz multou a Polestar em US$ 165 mil e a impediu de vender seus carros no mercado francês por seis meses, segundo a imprensa francesa. Não muda muito, pois a Polestar não opera atualmente na França e não tem planos de vender seus carros naquele país no momento.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *