CITROËN DS4: UM CUPÊ SOFISTICADO
Agora a família DS está completa: chegou o Citroën DS4, que completa a linha com os modelos DS3 e DS5. Segundo a marca francesa, a linhagem DS é associada à tecnologia, exclusividade, desempenho e espírito vanguardista.
O Citroën DS4 segue a filosofia Créative Technologie, que propõe conceitos em termos de estilo, sensações, arquitetura e requinte. “O DS4 antecipa tendências e propõe uma nova abordagem do requinte e do prazer ao dirigir. Ele representa a nossa visão do coupé do amanhã”, explica Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.
Linhas elegantes, além de robustez, fazem parte do novo modelo francês, pois conta com silhueta de cupê elevado com quatro portas com robustez de um SUV. Ou seja, o DS4 combina dois estilos totalmente opostos.
O DS4 conta com as seguintes dimensões: comprimento de 4,27 m, largura de 1,81 m altura de 1,53 m, muito boas para um modelo que tem estas duas características. Detalhe para o porta-malas de volume de 359 litros, muito bom para o segmento.
Na frente, o DS4 traz os dois chevrons na grade frontal, o logo DS sobre o capô e a assinatura luminosa de LEDs em volta dos faróis de neblina (visíveis de dia e à noite. Os LEDs acendem automaticamente durante o dia e têm sua intensidade diminuída, também automaticamente, com o acionamento (manual ou automático) das luzes de posição ou dos faróis.
Lateralmente, apresenta um friso cromado em torno dos vidros laterais escuros e é modelado pelas caixas de rodas salientes e pelo teto alongado, que termina em um aerofólio traseiro desenhado para dar ainda mais dinamismo ao estilo. As portas laterais traseiras e suas maçanetas ficam “ocultas”, realçando a esportividade, ao mesmo tempo em que permitem o uso de portas dianteiras de menores dimensões.
O conjunto traseiro do DS4 é bem interessante, pois é ao mesmo tempo compacto e vigoroso, trazendo detalhes cromados na parte inferior dos para-choques, dupla ponteira de escapamento (estilizada e integrada ao para-choque) e guias horizontais de luz que chegam até as lanternas traseiras.
E espaço interno para os ocupantes não falta. Para facilitar o acesso ao banco de trás, o DS4 é dotado de portas traseiras, integradas de vidro fixo contando com maçanetas incorporadas na estrutura da porta. Com a tendência de um centro de vivência no habitáculo, traz possui diversos porta-objetos para facilitar a vida a bordo: um grande porta-luvas iluminado, porta-objetos nas portas dianteiras que podem receber uma garrafa de 1,5 litro e gavetas debaixo dos assentos do motorista e passageiro, além de tomadas Jack, USB e 12V.
O DS4 é equipado com motor THP 165 , com 1, 6 litros, com turbo compressor de alta pressão com intercooler, quatro cilindros e 16 válvulas, desenvolvido em parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o BMW Group. Este motor gera uma potência máxima de 165 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 24,5 kgfm . O conjunto permite ao DS4 acelerar de 0 a100 km/h em apenas 8,6 segundos e atingir 212 km/h. Conta ainda com câmbio é automático com seis marchas, possuindo modo esportivo e trocas sequenciais, bem escalonado.
Infelizmente, o Citroën DS4 é para poucos: seu preço, versão única totalmente equipado, é de R$ 99.900,00.A marca acredita vender 100 unidades por mês, feito já alcançado nos demais membros da família DS –o 3 e o 5, para um público considerado Premium, muito exigente. O modelo oferece garantia de 3 anos, tem versão única e preço a partir de R$ 99.990,00.
Jorge Finardi Filho