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CLASSIC CARS: CARROS DA FEI NA PAULISTA

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Desenvolvidos no Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), os veículos X-1 e X-3 estarão em exposição na 3ª edição da “Semana Cultural de Velocidade”, a Velocult, que acontece até 17 de março, no Conjunto Nacional, na avenida Paulista,  em São Paulo, SP. Aberta ao público, a mostra traz também réplicas em miniaturas de carros antigos e atuais, veículos da Stock Car, troféus e capacetes de nomes famosos.

 

FEI X-1: motor de Gordini e anfíbio.

X-1 – O FEI X-1, primeiro protótipo do antigo DEPV (Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos da FEI), foi projetado pelo professor Rigoberto Soler e alunos em 1968. Na época, foi considerado o carro do futuro, por ser um veículo anfíbio de quatro rodas e propulsão aerodinâmica para andar sobre rodas ou flutuar. Construído em madeira e pesando 380 kg, o veículo possui hélice e leme instalados na traseira, motor de Gordini e duas rodas de kart na dianteira. A transmissão é de quatro marchas e traz, no lugar do volante, um manche, como num avião.

O protótipo foi projetado para funcionar também sobre água, atingindo 20 km/h. Na terra, alcançava até 100 km/h, quando apoiado nas rodas traseiras. Pilotado pelo professor Soler, o FEI X-1 causou sensação na época nas ruas no trajeto até a Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde foi exposto no Salão do Automóvel.

O esportivo FEI X-3: bonito desenho.

X-3 – O FEI X-3, conhecido como Lavínia, também desenvolvido pelo DEPV, é um protótipo esportivo, projetado para dois ocupantes e que, além do desenho arrojado, também chamou atenção na época pelo freio aerodinâmico que permitia desacelerações rápidas, inclusive a grandes velocidades (a máxima prevista era de 240km/h). O Lavínia tem portas do tipo “asas de gaivota”, que abrem para cima e já participou de três edições do Salão do Automóvel (1972, 1974 e 2004).

O modelo tem carroceria em chapa de aço e alumínio, suspensão dianteira original do Dodge Dart (com barras de torça), freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, rodas 14×8 na frente e 14×12 atrás. O carro tem 4,3m de comprimento, 1,8m de largura, 1,1m de altura e 0,18m de altura livre do solo, além de transmissão de três velocidades.


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