Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

CMF: A PLATAFORMA RENAULT NISSAN

Compartilhe!

the_new_platform_will_be_introduced_at_the_end_of_the_year_large_169730

A Aliança Renaul-Nissan revelou a sua nova plataforma modular de veículos CMF: Common Module Family. As duas empresas alegam que a plataforma irá reduzir os custos de produção entre 30% e 40% por carro e as peças vão custar 20% a 30% menos do que o valor atual. Além disso,  o grupo nipo-francês garante que a nova plataforma estará à venda nos cinco continentes em 2020 e será usada em 11 modelos Renault e três da Nissan.

A plataforma CMF será utilizada em vários tipos de veículos desde os compactos até os de dimensões maiores. A CMF permite que seções separadas do veículo sejam montadas em módulos separados para construir um carro. O compartimento do motor, cabine, a parte dianteira inferior e traseira inferior da carroceria e a eletrônica são todos tratados como peças modulares separadas. Ao contrário de usar plataformas comuns, a abordagem modular da Renault-Nissan para uma ampla gama de veículos permite compartilhar mais peças.

the_next_laguna_will_also_use_the_platform_large_169732

“A CMF abre uma nova era em sinergia de engenharia para a Aliança. Isto irá permitir perseguir a eficiência de volume e introduzir novas tecnologias atrativas nos nossos produtos mais rapidamente do que antes e criação de valor adicional para os nossos clientes”, explicou Tsuyoshi Yamaguchi, diretor de engenharia da Renault-Nissan.

Veículos de diferentes segmentos serão capazes de compartilhar módulos, o que irá reduzir os custos através da padronização de componentes. A Renault e a Nissan vão criar um banco de peças da Aliança para poderem negociar com os fornecedores em conjunto e encomendar peças, com consequente descida do preço das peças.

three_nissan_s_will_use_the_platform_including_the_next_gene_large_169731

Os primeiros carros a usarem a plataforma CMF serão carros compactos e de grande porte. Os primeiros veículos da Nissan a usá-la serão da próxima geração do Rogue, Qashqai e X-Trail que deverão chegar ao mercado no final de 2013. A próxima geração do Renault Espace, Scenic e Laguna também usarão a plataforma a partir do final de 2014.

JFF

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español