Colocou detergente no motor. Veja o resultado…
Manter o motor de seu carro sempre bem lubrificado é um dos segredos para evitar problemas graves. Óleo de qualidade, especificação correta, intervalos de troca reduzidos e filtro de óleo novo é o segredo da longa vida. Agora trocar o óleo por detergente, mesmo por engano, pode acabar na história que AUTO&TÉCNICA contará a seguir.
Quando falamos de saúde, costumamos dizer que nós “somos o que comemos”. E no caso dos automóveis, a “saúde” da máquina passa também por uma dieta rigorosa, neste caso, a correta manutenção. desnecessário dizer dizer que água com detergente está longe de ser uma dieta saudável, para nós ou para o motor de um automóvel.
A história a seguir se passa com um Mini Cooper. Foi precisamente durante a manutenção do seu carro que a proprietária deste Mini, na França, confundiu o reservatório de água para o limpador de para-brisas com o reservatório de óleo do motor. Sim, isso mesmo. Em vez de óleo lubrificante, o motor recebeu água com detergente. A página do Clube BMW Région Centre fala em cinco litros! Afinal, o reservatório demorou para encher…
Ao que se comentou, o pobre Mini andou durante cerca de 10 minutos, até a distraída motorista ter estranhado a quantidade de fumaça azul que saía do escapamento e ter regressado ao mercado onde tinha comprado o detergente.
Esses 10 minutos mais a alta temperatura foram suficientes para o detergente reagir com o óleo, transformando aquilo que seria o líquido lubrificante na substância pastosa e esquisita que podemos ver nas imagens.
Não se sabe qual terá sido o prejuízo, pois o motor só escaparia disso por milagre. E lembrar que cada reservatório do carro é devidamente identificado…