Classic Cars

Como a BMW restaurou uma rara 530 MLE 1976

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Demorou um ano a restauração desta BMW 530 MLE 1976, trabalho feito pela subsidiária sul-africana da marca alemã. Mas valeu a pena esperar, e o resultado é este das fotos: impressionante.

 

Apresentado agora ao público, o modelo foi uma série limitada para competição, desenvolvida pela BMW Motorsport da África do Sul. Erguida em 1974 em Rosslyn, nos arredores de Pretória, a fábrica tem a curiosidade de ter sido a primeira instalação produtora do construtor fora da Alemanha, para fabricar automóveis para o mercado local. Nas suas linhas de montagem foram construídas edições limitadas, como os BMW 325iS e 325iS Evolution HP, além do 333i.

O BMW 530 Motorsport Limited Edition (MLE) Type 1 agora restaurado é a unidade de número 100 das 110 montadas em 1976, enquanto da versão Type 2 foram construídos 117 modelos no ano seguinte.

 

Equipado com motor de seis cilindros em linha, mais evoluído em relação ao 3.0 original, o motor do esportivo de competição tinha 199 cv de potência máxima e torque máximo de 27 mkgf. O resultado? “Apenas” 9,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/hora e velocidade máxima de 208 km/hora, marcas boas para os anos 1970.

Quinze vitórias consecutivas garantiram a sua superioridade nas pistas, conquistando por três anos seguidos o campeonato sul-africano na categoria “Modified Production Series”.

Além da maior potência disponível debaixo do capô, o MLE distinguia-se dos seus “irmãos” normais pelos para-lamas mais largos, spoilers dianteiro e traseiro e as clássicas rodas jantes BBS Mahle, sem esquecer a pintura exclusiva sob o tema “M”.

A redução de peso foi conseguido pela eliminação de vários elementos supérfluos, como o sistema de ar condicionado, a substituição dos vidro elétricos por manuais e a troca dos bancos dianteiros originais por um jogo de bancos Scheel.

Dentro da Série 5, o BMW 530 MLE foi o carro de maior sucesso da marca, até ser substituído  por um novo modelo em 1985.


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