Como a Lamborghini comemorou os 50 anos da Countach
A antológica Countach é um dos maiores símbolos da Lamborghini marca e da fábrica de Sant’Agata Bolognese, na Itália, onde começou a ser produzido há 50 anos. Apesar de ter sido mostrado ao público em 1971, a Lamborghini Countach apresentada no Salão de Genebra ainda era, na verdade, um protótipo. A versão de produção só ficou pronta após três anos de desenvolvimento, período no qual foram construídos diversos protótipos de testes.
por Marcos Cesar Silva
Não parece, mas já se passaram 50 anos desde que o primeiro exemplar saiu da fábrica, em 1974. Para assinalar a data da melhor maneira possível, a marca italiana trouxe de volta à linha de produção o primeiro Countach, um LP 400
Foi o primeiro modelo da Lamborghini com a carroceria produzida internamente, algo que impulsionou bastante o crescimento da marca na época e a colocou em outro patamar. A Countach foi produzida durante 16 anos, num total de 1999 exemplares.
Na forma de homenagem, a Countach LP 400 número1 acompanhou a saída da linha de montagem de várias unidades da nova Lamborghini Revuelto, mostrando porque, em 1974, este superesportivo parecia estar muito à frente do seu tempo. Aliás, até hoje parece estar. Esta LP 400 foi a primeira das 152 unidades produzidas, antes de passar o bastão para a LP 400 S, em 1978, com os característicos para-lamas alargados e e pneus de baixo perfil.
Já na década de 1980, mais precisamente em 1982, a Countach 5000 S teve a cilindrada do motor aumentada para 4,8 litros. Depois, com a versão Quattrovalvole, lançada em 1985, o V12 passou a ter 5,2 litros de cilindrada e quatro válvulas por cilindro.
A última das Lamborghini Countach foi a “25th Anniversary”, produzida até 1990. Destacava-se por diversas modificações visuais, desenvolvidas por Horacio Pagani.
A fábrica original da Lamborghini, construída entre 1963 e 1966, ocupava 12.000 m² de área e incluía linhas de produção para automóveis, motores e outros componentes. Em 1968, a área foi ampliada em 3500 m². Atualmente, a fábrica de Sant’Agata Bolognese cobre uma área total de 346.000 m².
Durante os 16 anos de produção da Countach, na “Linha de Montagem No. 1”, como ainda hoje é chamada, a construção era mais simples e artesanal. Cada um dos painéis de carroceria tinha que ser ajustado individualmente, devido às variações entre as peças. O chassi e a carroceria eram combinados e movidos numa linha de montagem manual, onde se instalavam os componentes mecânicos. Também nessa altura foi criado um departamento de personalização, que conhecemos atualmente como o programa “Ad Personam” da marca.