Slide

Como a Lamborghini comemorou os 50 anos da Countach

Compartilhe!

A antológica Countach é um dos maiores símbolos da Lamborghini marca e da fábrica de Sant’Agata Bolognese, na Itália, onde começou a ser produzido há 50 anos. Apesar de ter sido mostrado ao público em 1971, a Lamborghini Countach apresentada no Salão de Genebra ainda era, na verdade, um protótipo. A versão de produção só ficou pronta após três anos de desenvolvimento, período no qual foram construídos diversos protótipos de testes.

por Marcos Cesar Silva

Countach e Revuelto - frente

Não parece, mas já se passaram 50 anos desde que o primeiro exemplar saiu da fábrica, em 1974. Para assinalar a data da melhor maneira possível, a marca italiana trouxe de volta à linha de produção o primeiro Countach, um LP 400

Foi o primeiro modelo da Lamborghini com a carroceria produzida internamente, algo que impulsionou bastante o crescimento da marca na época e a colocou em outro patamar. A Countach foi produzida durante 16 anos, num total de 1999 exemplares.

Countach - detalhe da frente e placa

 

Na forma de homenagem, a Countach LP 400 número1 acompanhou a saída da linha de montagem de várias unidades da nova Lamborghini Revuelto, mostrando porque, em 1974, este superesportivo parecia estar muito à frente do seu tempo. Aliás, até hoje parece estar. Esta LP 400 foi a primeira das 152 unidades produzidas, antes de passar o bastão para a LP 400 S, em 1978, com os característicos para-lamas alargados e e pneus de baixo perfil.

Já na década de 1980, mais precisamente em 1982, a Countach 5000 S teve a cilindrada do motor aumentada para 4,8 litros. Depois, com a versão Quattrovalvole, lançada em 1985, o V12 passou a ter 5,2 litros de cilindrada e quatro válvulas por cilindro.

A última das Lamborghini Countach foi a “25th Anniversary”, produzida até 1990. Destacava-se por diversas modificações visuais, desenvolvidas por Horacio Pagani.

A fábrica original da Lamborghini, construída entre 1963 e 1966, ocupava 12.000 m² de área e incluía linhas de produção para automóveis, motores e outros componentes. Em 1968, a área foi ampliada em 3500 m². Atualmente, a fábrica de Sant’Agata Bolognese cobre uma área total de 346.000 m².

Durante os 16 anos de produção da Countach, na “Linha de Montagem No. 1”, como ainda hoje é chamada, a construção era mais simples e artesanal. Cada um dos painéis de carroceria tinha que ser ajustado individualmente, devido às variações entre as peças. O chassi e a carroceria eram combinados e movidos numa linha de montagem manual, onde se instalavam os componentes mecânicos. Também nessa altura foi criado um departamento de personalização, que conhecemos atualmente como o programa “Ad Personam” da marca.


Compartilhe!