CONCEPT DUNE ANTECIPA O FUSCA AVENTUREIRO
O novo Fusca continua com sua carreira tranquila e discreta nos vários mercados onde é vendido. Mais tranquilo e discreto do que a marca alemã esperava, e por isso mesmo a Volkswagen decidiu dar um novo impulso ao modelo, recuperando nos arquivos uma ideia com mais de 10 anos de anos, readaptando e deixando mais atual o conceito. Com nova tecnologia, o Beetle Dune 2014 foi apresentado na sua forma quase definitiva.
O modelo original foi lançado, também, nos Estados Unidos, no Salão de Los Angeles, em janeiro de 2000, sendo na altura um trabalho mais futurista feito no New Beetle e que dificilmente chegaria às ruasa como modelo de produção. O Beetle Dune 2014 é, segundo a VW, um protótipo para agora e pode ser produzido a qualquer momento. De acordo com a VW, tudo o que está no carro é passível de ser produzido e, na realidade, é um veículo que pode entrar em produção imediata, nas versões fechada e conversível.
A base é o Fusca normal, tendo sido adicionado nova suspensão, que eleva a altura do carro em 50 mm (segue McPherson na frente e multibraços atrás), um “kit” de carroceria, um par de esquis na traseira e rodas de liga leve de 19 polegadas. Na frente, o pára-choque inclui uma ampla entrada de ar com os faróis de neblina por LEDs, a mesma tecnologia usada nos piscas. O capô foi redesenhado para ser mais volumoso e receber entradas de ar.
Como se pode observar nas fotos, o interior é praticamente o mesmo do modelo de série, tendo sido adicionados alguns elementos dentro da proposta aventureira do Dune. Quanto à motorização, o Fusca Dune está equipado com motor a gasolina 2.0 turbo de 210 cv, com câmbio de seis velocidades de dupla embreagem DSG e tração dianteira. A VW aplicou no Dune um diferencial autoblocante eletrónico XDS para melhorar a tração.