Confira: as marcas mais populares em cada país
A Regtransfers divulgou o mapa de vendas relativo ao ano passado, um ano de recordes para a indústria automotiva mundial. Estas foram as marcas mais vendidas em cada país. No Brasil, a Chevrolet é o destaque.
Em 2016, venderam-se pelo mundo mais carros do que em qualquer outro ano. Foram cerca de 88,1 milhões de unidades, crescimento de 4,8% em relação a 2015. A maior parte delas foram vendidas pelo Grupo Volkswagen, mas quem lidera o ranking de vendas no maior número de países é a Toyota.
Embora fique atrás no volume total de vendas, no ano passado a marca japonesa foi líder em 49 mercados, com margem folgada em relação à Volkswagen (14 países). O terceiro lugar é ocupado pela Ford, a marca mais popular em oito países.
Este estudo foi feito pela Regtransfers, entidade independente que analisou os dados de vendas relativos a 2016, nos principais mercados (com estatísticas acessíveis). Através do infográfico abaixo, é possível ver as marcas mais populares em cada país.

No mês passado, foram apresentados os resultados do “BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands”, um estudo que mede o valor das principais marcas mundiais. O “BrandZ Top 100” é um estudo elaborado pela Kantar Millward Brown, com o propósito de medir o valor das principais marcas mundiais, entre elas, as marcas de automóveis. E em 12 anos de existência deste ranking, a Toyota ocupou 10 vezes o lugar mais alto da tabela, apenas perdendo a liderança por duas vezes (sempre por pequena margem) para a BMW.
Este ano, sem surpresa, a Toyota voltou a liderar o ranking, ainda que tenha visto o seu valor absoluto diminuir. Uma tendência generalizada no setor automotivo, fruto da incerteza em relação aos novos tempos que se aproximam, com a eletrificação dos carros e a condução autônoma. Somadas, as 10 marcas de automóveis mais valiosas do mundo valem agora mais de US$ 125 bilhões.
RANKING BrandZ 2017 – marcas de automóveis mais valiosas.
- Toyota – 28,7 bilhões de dólares
- BMW – 24,6 bilhões de dólares
- Mercedes-Benz – 23,5 bilhões de dólares
- Ford – 13,1 bilhões de dólares
- Honda – 12,2 bilhões de dólares
- Nissan – 11,3 bilhões de dólares
- Audi – 9,4 bilhões de dólares
- Tesla – 5,9 bilhões de dólares
- Land Rover – 5,5 bilhões de dólares
- Porsche – 5,1 bilhões de dólares
Variação anual do RANKING BrandZ – marcas de automóveis.
Nota: os resultados do “BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands” têm por base mais de 3 milhões de entrevistas a consumidores de todo o mundo, cruzados com dados da Bloomberg e do Kantar Worldpanel.