Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Confirmado: Mark Fields será o novo CEO da Ford

Compartilhe!

i

O atual CEO da Ford, Allan Mulally, vai deixar o cargo em julho, entrando em seu lugar o COO, Mark FIelds. O anúncio é oficial e confirma um boato. Mullaly está no comando da Ford há oito anos e vai sair da empresa, não assumindo qualquer outro posto na administração da firma. Mark Fields, americano, de 53 anos, está na Ford há mais de 25 e passou pela Mazda e Jaguar, quando esta fazia parte do famoso Premier Automotive Group, propriedade da marca.

Num comunicado, Bill Ford, neto de Henry Ford e presidente executivo da empesa, explicou que “o compromisso, a liderança positiva e o trabalho em grupo, aliada à implementação sem hesitações do plano ‘One Ford’, levada a cabo pelo Allan, mudou a nossa cultura nos últimos e significativos anos. Debaixo da sua liderança, o status da Ford como uma das marcas líderes da indústria foi restaurado, como fica bem evidente  nos 19 trimestres, consecutivos, com lucros”.

 Allan Mulally veio da Boeing, onde começou a sua carreira como engenheiro, tendo chegado a vice-presidente do gigante norte americano. A sua chegada à Ford não foi muito bem aceite, mas Mulally demonstrou talento, e quando os outros gigantes de Detroit (GM e Chrysler) entraram em crise, o CEO da Ford decidiu hipotecar todos os bens da empresa (incluindo a logomarca oval) por cerca de US$ 25 bilhões. Com esta decisão, quando a crise do crédito atingiu os Estados Unidos, a Ford não caiu na quase falência e não precisou de ajuda do governo norte-americano. Há comentários de que Allan Mullaly poderá ir para a Microsoft.

Outro marco da sua passagem pela empresa é o programa “One Ford” que levou a marca a desfazer-se da Land Rover, Jaguar e Volvo, para favorecer a politica de venda dos mesmos carros, em vários mercados, sempre debaixo do nome Ford. Um plano que resultou em sucesso e que Matrk Fields já afirmou que irá continuar.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español