Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

CONTA ERRADA: SETE -E NÃO SEIS- BRASILEIROS PILOTARAM PARA A WILLIAMS

Compartilhe!

1972_march_711_ford_carlos_pace_afs03
1972: Carlos Pace ao volante do March 711 da equipe Williams…

Felipe Massa vai se tornar, em 2014, o sexto piloto brasileiro a correr em carros da Williams. Certo? Errado. Na verdade são sete os brasileiros que correram pela equipe inglesa. Estão esquecendo de José Carlos Pace, que estreou na Fórmula 1 pela equipe Williams Motul em 1972, pilotando um March 711. Mesmno assim, a equipe inglesa é a que mais contratou brasileiros na história da Fórmula 1.

Antes desta contratação, a Williams já estava na frente da Lotus, que teve cinco brasileiros ao volante de seus carros. Este pódio improvisado fica completo com a Jordan, que teve quatro pilotos do Brasil.

Antes de Massa, correram pela Williams: Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Antonio Pizzonia, Rubens Barrichello e Bruno Senna. Curiosamente, fora Piquet e Pace, todos os outros encerraram a sua participação na Fórmula 1 a serviço da Williams. Será assim com Massa?

Depois de Pace em 1972, Piquet foi para a equipe em 1986, fazendo dupla com Nigel Mansell durante dois anos e conquistando o título no ano seguinte, antes de ir para a Lotus.

Em 1994 foi a vez de Ayrton Senna passar da McLaren para a Williams, seduzido pelo domínio avassalador que a equipa tinha aplicado nos últimos dois campeonatos. A tragédia chegou no dia 1º. de maio.

Dez anos depois foi Antonio Pizzonia a fazer quatro etapas pela Williams, substituindo o machucado Ralf Schumacher, repetindo o feito em mais cinco corridas da temporada seguinte, antes de abandonar a Fórmula 1.

Rubens Barrichello chegou em 2010, depois de ter sido ofuscado por Jenson Button na temporada de ouro da Brawn GP. Ficou dois anos na equipe antes de se retirar da Fórmula 1. Para o seu lugar chegou Bruno Senna que só durou uma temporada e mudou-se para o Mundial de Endurance.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español