Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

CORSO DE CARNAVAL: POÇOS DE CALDAS RESGATA A TRADIÇÃO

Compartilhe!

Os corsos, desfiles de automóveis bastante enfeitados dos carnavais do passado, estão de volta. Essa é a iniciativa da Prefeitura da cidade de Poços de Caldas, tradicional estância turística localizada no sul de Minas Gerais, famosa por suas águas termais sulfurosas.

carn ford
Ford 1929: a volta dos bons tempos dos corsos.

A origem dos corsos remonta ao começo do século 20, quando abastadas famílias ou grupos de amigos cariocas, que tinham carros ou pelos menos recursos para alugar um, desfilavam pelas grandes avenidas e, ao cruzarem com outros veículos, travavam batalhas de confete, serpentina e até mesmo de jatos de lança-perfume.

corso anos 50
Corso em Poços de Caldas, anos 1950. Foto: Décio Alves de Morais

Em Poços de Caldas, essa tradição se manteve por muitos anos, até cair no esquecimento. No carnaval de 2013, a cidade trouxe o “Concurso de Carros Antigos Decorados”, e a Comissão Julgadora (da qual Auto & Técnica fez parte) deveria avaliar os quesitos Decoração do Carro, Fantasia dos Integrantes e Originalidade, premiando os três que somassem mais pontos. Um detalhe importante, definido no regulamento do concurso, é que os motoristas poderiam ser submetidos ao teste do bafômetro durante o percurso -segurança em primeiro lugar, numa cidade que está resgatando a riqueza do carnaval familiar de rua, como quase não se vê mais no País.

Vinte carros foram inscritos para esta primeira edição do concurso. A incerteza quanto à chuva -que não apareceu- espantou alguns potenciais candidatos, mas é certo é que no próximo ano deverão comparecer, visto que o evento foi muito animado e não faltou criatividade na passarela.

Confira alguns dos modelos que desfilaram.

carn bras
VW Brasilia “ambulância”
Caminhão Chevrolet da “Serraria 3 Palito”
Chevrolet Chevette “Hot Wheels”
carn fiat
Fiat 147 “Melindrosas”
carn gord
Renault Gordini “Baile de Máscaras”
carn jeep
Dodge 1942 pronto para a guerra -de confete
carn shrek
VW Fusca “Ogromóvel”
carn vari
VW Variant “Copa do Mundo”


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *