COVID-19

Covid-19: higienize o carro sem estragar os plásticos

Compartilhe!

Esqueça ônibus, metrô ou trem. Hoje o carro é o meio de transporte mais seguro. Mas só isso não basta. É preciso ter cuidados adicionais: a higienização do carro é fundamental para evitar a propagação e contágio do novo coronavírus (Covid-19). Também é preciso atenção para não estragar os plásticos que abundam o interior dos automóveis.

42

limpar carro do coronavírus
Todo cuidado com o Covid-19 é pouco.

Fique em casa” é a frase mais repetida da atualidade, por um bom motivo: proteger a sua saúde e a saúde pública.

Por algum motivo importante, você poderá necessitar sair de casa neste período de estado de emergência. Nesse caso, o automóvel é seu melhor amigo (depois do cachorro), o meio de transporte mais seguro por motivos óbvios: permite maior isolamento social.

Ainda assim, usar o carro não p deixa está isento de riscos. A higienização do carro é tão importante como qualquer outro aspecto neste período, em que o inimigo principal tem nome: Covid-19. É por isso que AUTO&TÉCNICA traz algumas dicas para tornar seu carro mais seguro.

SAIA SOZINHO (A)

O ideal é não sair de casa, mas caso seja realmente necessário, faça isso sozinho. Caso tenha que ter companhia, certifique-se que essa pessoa não apresenta sintomas de infeção respiratória.

Em todo o caso, fica com o contato telefônico das pessoas em causa para, em caso de alerta sintomático, poder ser avisada ou avisar você de uma eventual transmissão infecciosa.

O QUE DESINFETAR NO CARRO

Um dos hábitos mais importantes é relativamente fácil de cumprir. Antes de entrar e depois de sair do carro, sempre lave as mãos.

Como o interior da maioria dos carros é composto por vários materiais (tecido, plástico, couro, camurça, carpete etc), é importante usar os produtos e as técnicas corretas para desinfetar um veículo adequadamente. E atenção: carro limpo não é sinônimo de um carro desinfetado. A maioria dos produtos de limpeza para automóveis não elimina fungos, bactérias, vírus e outro tipo de micro-organismos.

Na higienização do carro, as partes que merecem mais atenção são aquelas que estão mais expostas ao contato humano: volante, manopla do câmbio, freio de estacionamento, maçanetas e puxadores das portas, sistema de multimídia, alavancas e botões de controles, rádio, retrovisor, apoio de braços, reguladores dos bancos etc.

Zonas de risco: estas são as principais superfícies mais sujeitas ao Covid-19.

No exterior, há áreas que estão igualmente sujeitas a maior contato. Vidros, puxadores das portas, fechadura do porta-malas, espelho retrovisor e, claro, o bocal de enchimento do tanque de combustível (ou do carregamento das baterias).

Estas são, sem dúvida, as zonas do seu carro que merecem mais atenção para o processo de higienização.

No exterior do eu carro também existem áreas propensas à existência do vírus.

Mas, como desinfetar não é o mesmo que limpar, é fundamental adequar os produtos que usamos na higienização do carro.

PRODUTOS PARA DESINFETAR O CARRO

A “Consumer Reports” aconselha o uso de alguns dos produtos de limpeza que muito provavelmente você já possui em casa, um cuidado muito importante nesta fase. Segundo a Consumer Reports, muitos dos produtos de limpeza que matam o novo coronavírus nas superfícies domésticas também podem ter o mesmo efeito no seu carro, sem danificar os plásticos ou outras superfícies interiores.

Quase todas as superfícies e materiais de um veículo podem ser higienizadas com álcool isopropílico, garante um dos responsáveis da Yanfeng Automotive Interiors, maior fornecedor mundial de peças para interiores de automóveis. As soluções alcoólicas que contêm pelo menos 70% de álcool são eficazes contra o coronavírus.

Ainda de acordo com a Consumer Reports, a lavagem profunda com água e sabão também pode destruir o coronavírus. O Covid-19 tem uma capa protetora, e a destruição dessa camada poderá ajudar a destruir o vírus.

volvo xc40
A Consumer Reports afirma que é possível usar álcool para limpar os estofamentos e outras superfícies macias do carro. Mas atenção para não encharcar os materiais.

No caso dos revestimentos de couro, é preciso ter cuidados adicionais. A maioria dos estofamentos de couro tem uma fina camada de revestimento em para proteção. Mas com o passar do tempo, limpar o couro com álcool pode deixá-lo suscetível a danos e descoloração.

A maioria dos couros é tingida, e uma limpeza mais vigorosa pode até remover o corante. Por isso, recomenda-se que a higienização seja feita sem usar muita força.

PRODUTOS A EVITAR

Nunca uses peróxido de hidrogênio, a famosa água oxigenada, que provavelmente danificará as superfícies do carro. Também não uses produtos de limpeza que na sua constituição contenham amoniaco. Este produto é altamente desaconselhado, por exemplo, na limpeza das elas touchscreen. Mais uma vez, álcool é o produto mais aconselhado.

APÓS A HIGIENIZAÇÃO

Se for possível, após a higienização deixe as portas ou os vidros do carro abertos, para que as superfícies possam secar mais rápido e a umidade possa sair do habitáculo.

Está também disponível no mercado produtos em spray para limpeza das tubulações do ar condicionado e sistema de ventilação dos automóveis. Estes produtos não asseguram a eliminação do Covid-19, mas reduzem a possibilidade do vírus permanecer nas superfícies e tubagens do circuito.

Lembre-se: TODO CUIDADO É POUCO!



Compartilhe!